Cidade de Matureia e outros 16 municípios na ragião em situação de risco de dengue

As chuvas que caíram no sertão têm preocupado os órgãos de saúde pública. A preocupação é devido a presença do mosquito transmissor da dengue, com alto Índice de Infestação Predial (IIP). Hoje 17 municípios, dos 24 da jurisdição da 6ª Gerência de Saúde, apresentam situação de alto risco de infestação.  Outros cinco apresentam médio risco.


Ontem aconteceu uma reunião com os técnicos da 6ª GRS, apoiadores e Vigilância Ambientam, com o gerente, José Leudo, Farias para avaliarem os dados atuais. Com a reunião foi montado um cronograma de visitas dos apoiadores aos municípios, encontros em com gestores municipais de saúde, prefeitos, vereadores, ACS/ACE, coordenadores de saúde, conselheiros de saúde, administradores escolares, lideranças religiosas, a fim de todos, juntos possam discutir o problema e elaborar ações que possam fazer o combate ao mosquito transmissor da dengue.


"Muitas águas estão acumuladas e precisam ser monitoradas. É importante chamar, não apenas as entidades ligadas à saúde, mas a população em geral para enfrentar essa preocupante situação", comentou Leudo.


No início do ano cada município apresentou ao governo um plano de trabalho específico para controle da dengue. O governo federal destinou recursos para ser aplicados das ações. O plano de metas, em muitos casos, não foi executado. Nas reuniões que irão ocorrer na próxima semana em vários municípios, os Conselhos Municipais de Saúde, a quem cabe fiscalizar os recursos enviados pelo MS para o combate à dengue, serão convidados para avaliem esses planos e reveja quais as melhores estratégias a ser usadas.




A preocupação da Gerência de Saúde não é algo à toa. Basta lembrar que o Ministério da Saúde considera risco quando o IIP ultrapassa 4. Hoje o município de Santa Luzia está com índice de 20,5, algo que requer estratégia bastante consistente e participação de todos.


As reuniões dos técnicos da 6ª GRS como municípios acontecem do dia 31 deste mês ao dia 10 de abril. Veja abaixo o calendário de visitas, das duas equipes:




31 de março

9h São Mamede

9h Santa Luzia

14h Várzea

14h São José de Sabugi



01 de abril

9h São José Bonfim

9h Mãe D'água

14h Teixeira

14hMatureia




02 de abril

9h Catingueira

9h Emas

14h Santa Terezinha


03 de abril

9h Areias de Baraunas

9h Salgadinho

14h Passagem



07 de abril

9h Quixaba
9h Cacimba de Areia

14h Condado

14h Malta



09 de Abril

9h Desterro

9h Cacimbas


10 de abril

14h Vista Serrana

14h São José de Espinharas




Redação com Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários