Após vencer sorteio com 1,4 milhão de cupons, Xororó vira piada




Página de humor brinca sobre a sorte do cantor Xororó
A "sorte" do cantor Durval de Lima, o Xororó, que ganhou um PlayStation 3 após ter o nome sorteado entre 1,4 milhão de cupons da nota fiscal da Prefeitura de Campinas (SP), virou motivo de piadas na internet. Com montagens sobre privilégios do músico em situações inusitadas, a página de humor 'Campinas Depressiva' criou o personagem "Xororó Sortudo" para satirizar a vitória do músico no sorteio e, ao mesmo tempo, homenagear o morador ilustre da cidade.

"Gostamos muito da dupla. É uma homenagem [...] E esperamos não ser processados", brinca o publicitário Luiz Henrique Lemos, de 24 anos, um dos moderadores da página criada em agosto de 2012. Até a publicação, ela contava com 48,4 mil seguidores.

O personagem "Xororó Sortudo" já foi contemplado na página de humor como 'Rei Momo' do Carnaval local, recebeu das mãos do prefeito um pote com 40 litros de um sorvete tradicional comercializado no município, e também pode, segundo os criadores, ostentar 'privilégios' como ser atendido em hospital público sem ter de passar pela fila de espera, não sofrer com o atraso de voos ou a falta de assento em linhas de ônibus concorridas. "Aquele que joga na Quina e ganha na Sena; que acha dinheiro no biscoito da sorte", estão entre as frases sobre o artista.

Os moderadores da página de humor Campinas Depressiva, Luis Henrique Amaro e Luiz Henrique Lemos (Foto: Arquivo Pessoal / Luiz Henrique Lemos)
Os moderadores da página Luis Amaro e Luiz
Henrique Lemos


"Planejamos fazer ele ganhar outros itens e presentes, mas sempre relacionados a Campinas. Nós temos 90% do público na região, então a galera comprou a ideia e se identifica com as montagens", conta Lemos, que admite ser fã da dupla e elege 'Sinônimos' como canção preferida. O outro moderador da página, Luis Henrique Amaro, diz que considerou a situação inusitada e, por isso, decidiu criar uma série de publicações para divertir os internautas.

"Foi uma situação diferente ele ganhar esse prêmio, quando tantos outros poderiam ter recebido. Por isso, pensamos em criar um 'meme', ter abordagem diferente. As pessoas comentam bastante, só espero que ele não fique bravo", diverte-se o estudante de engenharia. Xororó foi sorteado entre 1,4 milhão de cupons de 16,5 mil contribuintes da cidade e o prêmio foi entregue a ele pelo prefeito Jonas Donizette (PSB). Sobre a finalidade que daria ao brinquedo eletrônico, o cantor disse primeiro que instalaria na própria casa o aparelho e, depois, cogitou presentear o neto, filho da cantora Sandy e do músico Lucas Lima, que nascerá no meio do ano.

Críticas

De acordo com Lemos, a criação da página surgiu após ele observar que faltava um espaço para que as pessoas contassem, na rede social, sobre o que acontece em Campinas. Além de brincadeiras sobre características e costumes dos bairrros, o conteúdo da página inclui enigmas e críticas aos problemas da cidade. "Nós não temos vínculos com partidos, nem com governo atual ou de oposição. Como cidadão, quero que a administração cuide da cidade. A gente dá uma cornetada sempre a favor da população."

Cantor Xororó recebe videogame, em Campinas, após sorteio na nota fiscal (Foto: Fernanda Sunega / Prefeitura de Campinas)
Cantor Xororó recebe videogame, em Campinas,
após sorteio


A assessoria de imprensa do cantor Xororó foi procurada, mas não se manifestou sobre a repercussão na página.

A assessoria da administração municipal informou, em nota, que o prefeito Jonas Donizette conhece a página, respeita e encara com naturalidade e bom humor as brincadeiras. "Dentro da proposta da página, considera as críticas e alertas", diz o texto.

A Prefeitura ressaltou que o processo de sorteio da Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos é totalmente eletrônico. "O sorteio é feito no segundo sábado de cada mês, com base na combinação dos números da extração da Loteria Federal. As combinações dos prêmios não são aleatórias e estão previstas no Anexo Único do decreto nº 17.319 de 05/05/2011", informa o texto.

   G1

Postar um comentário

0 Comentários