Associações médicas lançam projeto para fazer denúncias sobre o SUS

A Associação Médica Brasileira (AMB), sociedades de especialidade, associações médicas regionais e parceiros lançaram nesta quarta-feira (12) o projeto colaborativo Caixa-preta da Saúde. A finalidade é receber e compilar denúncias relativas aos problemas do SUS (Sistema Único de Saúde).
Há 25 anos, o Brasil possui o sistema de saúde, que foi criado para que todos os brasileiros tivessem assistência gratuita e universal. Mas, segundo as associações, isso não acontece, pois os pacientes ficam muito tempo na espera para cirurgias e exames, além de sofrer com a falta de infraestrutura, medicamentos e até materiais básicos para o atendimento.
O projeto Caixa-preta da Saúde é um meio para que todas as pessoas, de qualquer lugar e a qualquer hora, possam enviar fotos e vídeos, apresentando os locais procurados e as dificuldades enfrentadas na busca por serviços de saúde, públicos ou não.
O objetivo da ação colaborativa é mapear os problemas da saúde pública do Brasil e estimular a população a denunciar as condições encontradas nos hospitais, postos de atendimento e demais unidades de saúde.
Para isso, basta acessar o site (http://www.caixapretadasaude.org.br/) ou as redes sociais do projeto (Facebook e Twitter) que também serão canais de interação com o público. Por meio destas ferramentas colaborativas, a AMB espera que todos os brasileiros, trabalhadores da área e pacientes se unam em prol de melhores condições da saúde em geral.
O site é fácil de utilizar, pois basta clicar no mapa para enviar a denúncia. A equipe do projeto fica responsável por realizar uma análise do material e, após este procedimento, a denúncia entrará na web. Na manhã de lançamento, o site saiu do ar devido a grande quantidade de acessos.
A AMB e parceiros não pretendem resolver todos os problemas do setor somente com o Caixa-preta da Saúde, mas sim mostrá-los como realmente são, dando voz aos usuários do sistema público de saúde.

Fonte:uol

Postar um comentário

0 Comentários