Avião faz pouso forçado em Brasília


Um vídeo obtido pela TV Globo mostra o momento em que o avião da Avianca pousa de barriga no aeroporto Juscelino Kubitschek, no final da tarde desta sexta-feira (28).

O avião, com 49 passageiros a bordo, não conseguiu baixar o trem de pouso dianteiro. No vídeo, é possível ver a aproximação da aeronave e o momento em que o piloto toca o solo com as rodas traseiras.

O avião percorre boa parte da pista com o nariz do avião empinado. Quando perde velocidade, a aeronave toca o bico no chão e prossegue arrastando a parte de baixo da aeronave na pista.

O avião saiu de Petrolina com destino à capital federal. Todos os ocupantes tiveram de deixar o avião, um modelo Fokker 100, por uma rampa inflável na porta dianteira da aeronave.

De acordo com a Avianca, 20 passageiros seguiram para outros destinos em voos da própria companhia, 14 foram para suas residências em Brasília e nove adultos e uma criança foram acomodados em um hotel.

Em seguida, a gravação mostra bombeiros se aproximando do avião e despejando jatos de espuma sobre a aeronave, para reduzir o risco de explosão. A pista onde o avião pousou só foi liberada por volta das 21h. Os voos e decolagens programados a partir das 18h estavam sendo direcionadas para a segunda pista do aeroporto.

O engenheiro agrônomo Roque Marinato, que estava no avião, relatou que o piloto avisou que faria um pouso de emergência e que todos os ocupantes da aeronave se prepararam para um o choque da aeronave no solo. “Estava todo mundo tranquilo, não houve nenhum tumulto. Claro que tem pessoas que são mais suscetíveis a ficarem nervosas, mas o clima estava tranquilo”, disse.



Assista ao Vídeo Veja a nota da Avianca “Sobre o ocorrido nesta sexta-feira, 28 de março de 2014, a Avianca informa que a aeronave MK-28, Prefixo OAF 6393, procedente de Petrolina com destino a Brasília, com 44 passageiros e 5 tripulantes a bordo, pousou de forma segura no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck às 17h42. Todos os passageiros foram desembarcados e transportados, em ônibus, até o terminal de passageiros. Após o desembarque, alguns passageiros optaram por seguir em suas conexões. Durante toda a ocorrência, priorizamos a assistência aos passageiros. A Avianca informa que dos 44 passageiros a bordo do voo 6393 20 seguiram viagem em voos da própria companhia; 14 com destino a Brasília seguiram para suas residências e 9 adultos e uma criança foram acomodados em hotel.”

  G1

Postar um comentário

0 Comentários