Dalai Lama diz que casamento gay 'é questão pessoal'

O líder espiritual Dalai Lama declarou ser a favor do casamento gay para pessoas que não seguem as tradições religiosas como a do budismo e condenou o bullying e outras formas de violência sofridas por LGBTs. A declaração foi concedida ao programa de entrevistas de Larry King, um dos mais populares da televisão norte-americana.
“Se duas pessoas, um casal, se sentem bem assim, é mais prático e satisfatório, ambos os lados concordam plenamente, então tudo bem”, disse.
Para Dalai Lama, as tradições religiosas devem ser seguidas por quem pratica a fé, mas os que não têm crença religiosa são livres para “seguirem seu caminho”.
“Se a pessoa pertence a uma religião tradicional como o budismo, ela deve seguir as regras dessa religião. Mas se a pessoa não é religiosa, não há problema, então tudo bem. É uma forma diferente de sexualidade, se ambas as pessoas estão de acordo, tudo bem”.
O líder religioso condenou a violência cometida contra gays. “Bullying, abuso e a morte de pessoas são violações dos direitos humanos”.
O entrevistador insistiu em saber a opinião individual de Dalai Lama sobre o casamento gay, ao que ele respondeu: “É uma questão pessoal.”
O líder exilado do Tibet recebeu o Prêmio Noel da Paz em 1989. Ele viaja o mundo divulgando o budismo e seus preceitos religiosos de paz e compaixão.
O Dia Online

Postar um comentário

0 Comentários