Dura realidade: A difícil vida dos homens e mulheres do lixão de Patos – Veja Fotos!

Em meio aos restos deixados por uma sociedade consumista, homens e mulheres colhem o que sobra e possa gerar renda ou conforto para eles em pleno lixão de Patos. Já é quase meio dia de uma quarta-feira do dia 12 de março de 2014, mas as cenas se repetem há mais de 30 anos!
A jovem Vanessa me olha e diz: “Não gosto de foto”. Vanessa é uma das várias mulheres que catam o lixo em busca de renda dento de uma realidade difícil, pois o cheiro fétido se espalha pelo ar, mas já não é sentido por quem está acostumado com o ambiente.
São mais de 50 pessoas, mais da metade dessas mulheres, que tiram sua renda de forma digna do lixão da cidade de Patos. O local está distante dos olhos do povo do município nas proximidades do Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, na estrada que dá acesso aos municípios de Cacimba de Areia e Quixaba.


Na caminhada nos deparamos com um pequeno cão que acabara de morrer. Dona Maria Nilma Gomes, que vive no lixão há mais de 30 anos, relata: “Os cachorros estão quase todos com lepra. Venha aqui para ver como está outro cachorro”. No barraco está um cachorro visivelmente doente e que foi jogado óleo queimado, pois na crença popular isso resolve o problema.
O lixão não oferece um galpão para que seja guardado o material reciclado que é colhido pelos trabalhadores. Na falta disso, barracos são erguidos. Falta prensa, falta água, falta sombra e sobram urubus que comem ao lado de homens e mulheres.
A Prefeitura Municipal de Patos tem até o mês de agosto de 2014 para acabar com o lixão e construir o aterro sanitário que dará dignidade aos homens e mulheres que continuarão retirando seu sustento do que a sociedade joga fora.
Mais um dia no lixão de Patos...



Fonte:Patosonline.com

Postar um comentário

0 Comentários