Instrumento da estação espacial ISS permite detectar raios do espaço


Foto tirada a partir da ISS mostra região entre Kwuait e Arábia Saudita: um relâmpago é visto no centro da imagem (luz branca); cidades podem ser vistas na parte inferior e superior da imagem (luzes amarelas)    (Foto: Nasa/Divulgação)Foto tirada a partir da ISS mostra região entre Kuwait e Arábia Saudita: um relâmpago é visto no centro da imagem (luz branca); luzes noturnas das cidades podem ser vistas na parte inferior e superior da imagem (luzes amarelas) (Foto: Nasa/Divulgação)
Um novo instrumento da Estação Espacial Internacional (ISS) está possibilitando aos cientistas observarem melhor os raios a partir do espaço.

Chamado Firestation, o equipamento tem observado cerca de 50 raios por dia. Ele possui fotômetros para medir os clarões dos relâmpagos e antenas de rádio para medir a eletricidade estática, além de um detector de raios gama.
Segundo a Nasa, os cientistas estão interessados nos processos que desencadeiam o relâmpago durante as tempestades e em descobrir que tipos de relâmpagos produzem raios gama.
O Firestation foi instalado em agosto de 2013 e a Nasa já tem planos de enviar outro sensor de raios para a ISS. O Sensor de Imagens de Relâmpagos (LIS, na sigla em inglês) deve ser mandado para a estação em 2016.
Na foto acima, é possível comparar as luzes de um relâmpago com as luzes de cidades do Kuwait e da Arábia Saudita. A imagem foi feita por um astronauta a bordo da ISS em 12 de dezembro. Na imagem abaixo, um relâmpago é visto sobre a Bolívia.
 
Foto tirada em janeiro de 2011 a partir da ISS mostra o clarão de um relâmpago em meio a uma tempestade de raios na Bolívia (Foto: Nasa/Divulgação)Foto tirada em janeiro de 2011 a partir da ISS mostra o clarão de um relâmpago em meio a uma tempestade de raios na Bolívia (Foto: Nasa/Divulgação)
 
G1

Postar um comentário

0 Comentários