Mais de 140 famílias ficam desabrigadas em Patos e prefeita decreta estado de emergência

As fortes chuvas registradas na terça (18) e quarta-feira (19), na cidade de Patos, no Sertão paraibano (a 305 km de João Pessoa), trouxeram alegria para a maioria do povo sertanejo que sofre com os efeitos da estiagem há mais de dois anos. Porém, uma parcela da população, cerca de 140 famílias, que construiu casas em áreas de risco, ficou desabrigada.
Pelo menos 12 bairros tiveram registros de alagamentos e seis deles são apontados pela Defesa Civil do Município como os mais afetados. Os prejuízos por causa das precipitações levaram a prefeita Francisca Motta a decretar estado de emergência por 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município.
Segundo o coordenador local da Defesa Civil, Sebastião Lima, a região próxima ao Canal do Frango foi a área mais afetada, onde várias famílias tiveram as casas inundadas. No local, apenas nessa quarta-feira, choveu 147 mm, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Famílias dos bairros São Sebastião, Vila, Liberdade, Noé Trajano e Bivar Olinto também tiveram que deixar as residências por causa do risco de desmoronamento.
desabrigadosAs famílias desabrigadas estão instaladas em escolas e creches da Prefeitura. “As casas dessas pessoas apresentam rachaduras e muitos móveis e eletrodomésticos foram perdidos por causa da inundação provocada pelas fortes chuvas. Essas famílias são assistidas pela Prefeitura de Patos. Estamos disponibilizando comida, água e colchões”, explicou Sebastião Lima.
Ainda segundo ele, as famílias podem solicitar o pagamento do benefício do ‘Aluguel Social’, no valor de R$ 300. “O Aluguel Social deve ser pago por cinco a seis meses”, completou.
Equipes da Defesa Civil realizam desde essa quarta-feira trabalhos de limpeza urbana, conserto de galerias, desobstrução de córrego e canais, orientação à população sobre áreas de risco, fornecimento de água para residências, desobstrução de bueiros e cadastramento das famílias atingidas.
desabrigados
desabrigados
Por Naira Di Lorenzo - Portal Correio
Fotos - Higo de Figueiredo (Rádio Espinharas)

Postar um comentário

0 Comentários