Oficiais de Justiça discutem descumprimento da Resolução 153 com vice-governador

Representantes do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado da Paraíba estiveram reunidos no Palácio da Redenção com o vice-governador Rômulo Gouveia e o secretário de Planejamento Thompson Mariz, discutindo alternativas para o cumprimento da Resolução n. 153 do CNJ, junto ao TJ.
"Consideramos o encontro produtivo, pela receptividade na busca pela solução de um problema que tende a só se agravar, não foi criado pela categoria e está penalizando milhares de pessoas", afirmou o presidente da entidade, Antônio Carlos Santiago. Participaram ainda da reunião os Oficiais de Justiça Almir Reis, Gildásio Pinheiro, Sergio Spencer e Crisostómo Mathias, todos da Comarca de Campina Grande.
Um pedido de providências nesse sentido já foi formulado pelo Sindojus junto ao CNJ e encontra-se em fase de recurso. Desde julho de 2012 se encontra em vigor a Resolução 153, que prevê o pagamento antecipado do cumprimento dos mandados judiciais referentes à assistência judiciária gratuita.

40 mil mandados devolvidos

"O pagamento por essas diligências só vem sendo feito no valor equivalente a 19 mandados e o excedente - que não é pouco - vem sendo injustamente custeado pelo pelos Oficiais de Justiça, que vêm tendo seus salários, de natureza alimentar, seriamente comprometidos", destacou Antônio Carlos.

Em novembro passado, após quatro assembleias estaduais, a categoria decidiu cumprir apenas esta quantidade de mandados oriundos do Ministério Público, assistência judiciária gratuita e Fazendas não conveniadas. Os excedentes - excluídos aqueles que não acarretem perecimento de direito - em torno de 40 mil até agora, foram devolvidos à Central de Mandados e separados em cópias certificadas, para posterior ação de cobrança.
Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários