Ópera e culto a "piscinaso" de Neymar. A vitória do Barça em bar de torcida

Uma celebração efusiva com direito a ópera, hino do clube, aplausos a Neymar e muita cerveja. Foi assim que os aficionados do Barça acompanharam em um bar da torcida organizada, em Barcelona, o triunfo sobre o arquirrival Real Madrid por 4 a 3, na noite de domingo, na capital espanhola. 
O UOL Esporte acompanhou o clássico no local que há mais de 50 anos é conhecido em Barcelona por ser um dos principais pontos de encontro de torcedores em dia de jogo e que recebeu cerca de 200 pessoas durante os 90 minutos da partida. Ele está localizado em uma pequena rua ao redor da Praça Catalunha, a maior e mais conhecida da cidade. 
O ambiente tem três andares e 15 televisões. Todas com a transmissão do jogo, claro. O brasileiro Neymar criou enorme expectativa a cada vez que tocou na bola e, no lance em que sofreu pênalti quando o time perdia por 3 a 2, foi bastante elogiado pelos fanáticos: "Que 'piscinaso' maravilhoso", disse um torcedor do Barcelona ao amigo quando acompanhava a repetição do lance na televisão.
"Piscinaso" faz alusão a se atirar em uma piscina e é a expressão usada pelo povo espanhol aos jogadores que caem no gramado quando não são tocados pelo adversário. No caso de Neymar, o toque de Sérgio Ramos existiu e o zagueiro do Real ainda foi expulso. Só que na visão da maioria dos fanáticos do Barça, essa foi uma artimanha do brasileiro.
"Não vi como pênalti, assim como o de Dani Alves sobre (Cristiano) Ronaldo não existiu. Só que o Neymar é um profissional do 'piscinaso' e irrita o Real Madrid. Que gênio. Poucos sabem fazer isso", comemorou José de la Rosa, 49, frequentador do bar há mais de 20 anos.
"O Neymar se atirou, mas sabe muito bem como fazer isso. Ele é importante para arranjar essas faltas e irritar o adversário. Está de parabéns pela partida que teve", disse Ivan Goregliad, membro da torcida organizada representante do local, a "El Bastió Blaugrana".
Neymar foi aplaudido por todos no bar assim que substituído por Pedro no segundo tempo. O duelo estava empatado por 3 a 3 e Messi marcou de pênalti o gol da vitória aos 39 minutos. Pouco depois disso, quem chamou a atenção foi o torcedor Fernando Lopez, 69anos de vida e 35 de experiência no bar. Foi ele quem cantou ópera levando os fanáticos ao delírio. 
Ainda com o jogo em andamento, mas já nos minutos finais, Lopez cantou uma música em que gritava "Visca el Barça", que significa viva o Barça, e assim novamente levou aplausos dos clientes do bar. Ele ainda arriscou uma nova canção logo depois, já que foi bastante aplaudido pela performance.
"Eu estava feliz no momento, com o gogó afiado com a certeza da vitória e saiu o grito da comemoração. Só faço isso em dias de vitória do Barcelona sobre o (Real) Madrid. Ou seja, quase sempre", brincou o cantor torcedor.Sobre o pênalti em Neymar, seguiu com as gozações sem querer opinar. "Não vi, estava tomando minha cerveja".
Neymar teve a atuação aprovada por todos os torcedores ouvidos pela reportagem no bar. No local, ainda havia uma fã especial. Yanira Medina era a única pessoa que vestia uma camisa com o nome do jogador.
"Ele é meu noivo", brincou Medina antes de opinar com seriedade sobre o comportamento e a atuação do brasileiro. "Meu jogador preferido é o Neymar. Amo sua forma de ser, tratar a família, os fãs. Em campo o vejo com muita movimentação e estou seguro de que foi um dos melhores na partida", disse.
A "Neymarzete" estava acompanhada de dois amigos. Eram Javier Cabrera e Leticia Cabrera.Os irmão das Ilhas Canárias, um arquipélago espanhol, e vieram ao bar por indicação de amigos e pelo fanatismo ao time do Barcelona.
"Gostei muito do Neymar. Teve bom deslocamento em campo e provocou bastante o adversário. Ele será o nosso Messi no futuro", se empolgou Leticia.
"Messi do futuro" foi a mesma frase adotada pelo garçom Benito Cevillano, o mais experiente na casa com quase 40 anos trabalhando no local: "A atuação do Neymar no primeiro tempo foi muito boa, encarando os adversários. Achei que caiu um pouco no segundo tempo, mas no geral está aprovado", comentou o funcionário.
O respeito a Neymar existiu no local. Mas a ovação foi toda a Lionel Messi. A maioria dos torcedores levava uniforme do Barça com o nome do jogador.
O bar tem no hambúrguer mais caro o nome do argentino. É o "Especial Messi", composto por pão, alface, tomate, queijo e ovo frito. Ele é vendido por 4,9 euros (cerca de R$ 15,7).
A imagem pausada de Messi na televisão beijando o escudo na camisa do Barcelona foi tão celebrada como um gol no bar: "Essas atitudes não podemos nem explicar o que sentimos. É o melhor do Mundo no melhor clube de futebol", resumiu Santiago Lloran.
Entre reclamações e muitos elogios, a noite no bar Xaica teve muitos clientes em pé e pouca comida sendo servida. O que valia mesmo no local era olhar para a televisão atentamente e, por fim, celebrar a vitória sobre o arquirrival com ópera, cerveja e um obrigado a Neymar: "Esse menino vai nos dar muita alegria", disse o confiante José de la Rosa.
Uol

Postar um comentário

0 Comentários