PMs do RN são presos suspeitos de extorsão mediante sequestro


Três policiais militares do Rio Grande do Norte estão entre os cinco presos durante  operação deflagrada nesta sexta-feira (7) pela Divisão Especializada de Investigação e  Combate ao Crime Organizado (Deicor). Segundo a delegada Sheila Freitas, todos são suspeitos de integrarem uma quadrilha que vinha praticando extorsão mediante sequestro contra comerciantes em Natal. A operação Kidnap (em inglês, raptar) foi comandada pelas delegadas Sheila Freitas e Danielle Filgueira.

Os presos são dois soldados e um cabo da reserva da PM, um taxista e um entregador. De acordo com a delegada Sheila Freitas, os suspeitos abordavam comerciantes, geralmente donos de lojas de suplementos alimentares, se passando por policiais civis com distintivo e armas de grosso calibre. Eles alegavam que as vítimas estavam vendendo produtos ilegais.

Os suspeitos detinham as pessoas, colocavam dentro de um carro e no caminho faziam ameaças e extorquiam pedindo altas quantias em dinheiro para que as estas não fossem presas. “Os alvos eram escolhidos a dedo pela quadrilha, eles investigavam a vida dessas pessoas para saber se elas tinham algum poder aquisitivo”, explicou.

A quadrilha pedia altas quantias e dava um curto espaço de tempo para o pagamento. Os valores variavam entre R$ 30 mil a R$ 200 mil. Na Deicor já existem seis inquéritos instaurados para investigar as ações dos suspeitos.

Prisões

Nesta sexta foram cumpridos três mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Criminal de Natal. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Natal e São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana.

O cabo da reserva foi preso na última sexta-feira (28) em flagrante pegando dinheiro de extorsão e o entregador foi preso nesta quinta-feira (6). Com eles foram apreendidos vários potes de suplementes alimentares para atletas, além de uma vasta quantia em dinheiro, nove armas de fogo, munições, capuzes e um distintivo da Polícia Civil.

Delegadas da Deicor concederam entrevista sobre a operação Kidnap, no RN (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Delegadas da Deicor concederam entrevista sobre
a operação (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Investigação
As investigações da Deicor  já duram quatro meses. A delegada Sheila Freitas acredita que o bando vinha agindo há muito tempo devido a quantidade de bens de alguns dos suspeitos. Alguns deles, segundo ela, possuíam carros de luxo, joias e objetos de valor. Ela também afirmou que ainda há outros envolvidos no bando a serem presos pela polícia.

A delegada acrescenta que esse é um tipo de crime no qual a vítima tem medo de denunciar à polícia. “As pessoas ficam amedrontadas, pois os acusados chegam a ir na casa das vítimas, faziam pressão psicológica, tomavam os carros como penhora para o pagamento do valor extorquido, então algumas das vítimas chegam a mudar de cidade e até de país”, disse.

Os presos na operação foram autuados por extorsão mediante sequestro, roubo, usurpação da função pública, porte ilegal de armas e munições e formação de quadrilha. Um dos PMs detidos já respondeu na Justiça por extorsão.

Do G1 RN 

Postar um comentário

0 Comentários