Secretaria de Saúde faz campanha educativa sobre combate à tuberculose

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta sexta-feira (21) uma ação educativa para orientar a população sobre a doença. A atividade acontece das 8h às 12h no Parque Solon de Lucena.


Durante toda a manhã, profissionais de saúde estarão à disposição da população para tirar dúvidas sobre o agravo da tuberculose, locais de tratamento e outras informações. Os casos suspeitos serão encaminhados para as Unidades de Saúde.


No local será montada uma tenda para a entrega de material informativo sobre sintomas da tuberculose e ainda haverá um pit stop com faixas informativas próximo ao semáforo.


Para a coordenadora da área técnica da Tuberculose e Hanseníase, Eveline Vilar, é de fundamental importância informar à população sobre os sintomas da doença para que seja feito o tratamento. “A pessoa que apresentar tosse por mais de três semanas deve procurar o serviço de saúde para ser avaliado e assim obter um diagnóstico precoce”, disse.


O tratamento da tuberculose é gratuito e está disponível em todas as unidades de saúde do município. “É importante lembrar que a doença tem cura e o doente em tratamento pode levar uma vida normal”, enfatizou a coordenadora.


Sintomas e tratamento – A tuberculose é uma doença transmissível que acomete principalmente o pulmão. Os principais sintomas são: comprometimento do estado geral; tosse seca; emagrecimento; febre baixa e falta de apetite.

O abandono do tratamento é uma grande dificuldade enfrentada no controle da doença, sendo importante a efetivação de medidas para evitar essa situação, como o fortalecimento do vínculo entre profissional de saúde e doente.


Dia Mundial –
O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é comemorado em 24 de março. A data foi estabelecida em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares. A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da doença.

Secom PB

Postar um comentário

0 Comentários