Seis roteiros de turismo religioso na Paraíba,veja!

O turismo religioso no Nordeste brasileiro ajuda a movimentar a economia de muitas cidades além de contribuir com o fortalecimento da fé de milhões de nordestinos.

Foto: Marcus Antonius 
(inauguração do monumento a Frei Damião em Guarabira - 2004)

Na Paraíba romeiros e turistas dispõem de alguns monumentos religiosos: Santuário de Frei Damião em Guarabira; Santuário Padre Ibiapina, em Arara; Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Araruna, no Curimataú; o Cristo Redentor, em Itaporanga, no Vale do Piancó, Sertão, além da Cruz da Menina, em Patos.

A Igreja Católica tem cuidado desses roteiros para peregrinos e turistas. Em 13 de dezembro de 2009 o jornal A União publicou um caderno especial produzido pelo jornalista José Nunes e o repórter fotográfico Antonio David, além de Pedro Nunes, sobre os santuários aqui na Paraíba.

A reportagem trouxe texto do Bispo da Diocese de Guarabira Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena e opiniões dos padres Nilson Nunes e Gaspar Rafael Nunes a respeito dos roteiros religiosos.


Foto premiada de Antonio David 
retrata a fé de romeiros paraibanos

Na condição de repórter do Governo da Paraíba já visitei todos esses santuários e creio que a Igreja deveria primar por uma mídia permanente para melhor divulgá-los a nível de Nordeste e de Brasil.

foto: Ernane Gomes - 
Cristo Redentor em Itaporanga

Em Itaporanga o Cristo Redentor, uma réplica perfeita do Cristo do Rio de Janeiro, é pouco conhecido e visitado. A cidade poderia ser mais visitada e teria sua economia aquecida com mais turistas, mais hóspedes em hotéis e pousadas, nos restaurantes, além de envolver guias turísticos.

O mesmo pode ser feito com o monumento de Fei Damião em Guarabira, Padre Ibiapina em Arara e Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Araruna. Na cidade de Patos existe a Cruz da Menina, outro roteiro religioso que precisa ser mais divulgado. Acredito que as prefeituras dessas cidades deveriam ter uma parceria permanente nesse projeto com a Igreja Católica.

Caminhos da Fé – O Santuário de Frei Damião, inaugurado em 2004 na cidade de Guarabira tem 347 metros de altura e pesa 750 toneladas. A estátua foi idealizada pelo arquiteto Alexandre Azedo Lacerda e construída pela prefeitura. No caminho os turistas e religiosos podem contemplar 15 estações de Via Sacra. O ambiente também dispõe de um amplo pátio para  celebrações litúrgicas com milhares de fiéis. A cidade de Guarabira fica a 98 km de João Pessoa, capital da Paraíba e o principal acesso é a Rodovia PB-073.

Frei Damião, italiano Pio Giannotti, nascido na cidade de Bozzano aos 5 de novembro de 1898, começou sua missão no Brejo paraibano em 1937 região onde atuou por 60 anos. O frade capuchinho faleceu em Recife no dia 31 de maio de 1997, aos 98 anos de idade. Em Guarabira a principal romaria acontece no dia 13 de dezembro.

Na cidade de Arara, distante 172,3 km da capital paraibana, o Santuário Padre Ibiapina atrai milhares de fiéis durante o ano. O padre José Antonio Maria Ibiapina nasceu em Sobral, Ceará, aos 5 de agosto de 1806 e faleceu em Solânea-PB em 19 de fevereiro de 1883 aos 77 anos.

O Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no Parque Estadual Pedra da Boca, em Araruna, Curimataú, distante 219,3 km de João Pessoa, recebe milhares de romeiros no dia 13 de maio, dia dedicado à santa.

O Cristo Redentor, em Itaporanga, sertão paraibano, fica a 429,6 km de João Pessoa. Patrimônio Histórico, Turístico e Cultural do Município, o Monumento e Estátua do Cristo Redentor, erguido há alguns anos na Serra do Cantinho, é um dos pontos mais visitados da cidade. A estátua tem 30 metros de altura.

A Romaria da Guia, na cidade de Lucena, litoral Norte, também é um roteiro do turismo religioso. Lucena fica a 42 km da capital. A Cruz da Menina, em Patos, está a 300 km de João Pessoa. A igreja da Guia é uma bela construção.



Fonte:CássioFotografias

Postar um comentário

0 Comentários