Hemocentro inicia nesta quarta coletas externas de sangue para este mês de abril

Dando continuidade a programação mensal, o Hemocentro de João Pessoa inicia nesta quarta-feira (2) as coletas externas programadas para o mês de abril. Ao todo serão dez coletas que serão realizadas em João Pessoa e nos municípios de Bayeux, Santa Rita  e Mamaguape. As coletas acontecem no horário das 8 às 17 horas.
De acordo com o calendário elaborado pelo Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, as duas primeiras coletas acontecem nesta quarta-feira e no próximo dia 5 no Parque Sólon de Lucena (Lagoa). No dia 7 a coleta será realizada no município de Mamanguape.
Dando continuidade à programação, no dia 9 a coleta acontecerá no Shopping Sul, nos Bancários; dia 10, no Tribunal de Contas do Estado, no bairro de Jaguaribe; dia 12, no município de Bayeux; dia 16 na Praça da Paz, nos Bancários. No dia 23 a coleta externa acontecerá na Faculdade Uniesp (localizada na Praça Caldas Brandão, no bairro de Tambiá, ao lado do Hospital Santa Isabel), dia 26 no município de Santa Rita e, fechando a programação, a última coleta será realizada no dia 30 na Imobiliária Paraibana, que fica a beira mar da Praia de Cabo Branco.
“ Conclamamos todas as pessoas que estiverem passando por esse locais no dia da coleta que façam a sua doação para que possamos manter regular o nosso estoque e assim garantir o atendimento a todos aqueles que precisam do sangue”, destacou a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral.
A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira explicou que o objetivo das coletas externas é reforçar o estoque e atender a demanda dos hospitais. Ela também fez um apelo para que as pessoas compareçam aos locais aonde acontecerão às coletas externas e façam a sua doação, pois o Hemocentro precisa manter o seu estoque de sangue regular para atender a demanda. “Em datas comemorativas do ano sempre fazemos campanha para sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue. É um gesto humano, solidário e que ajuda a salvar vidas”, destacou Sandra Sobreira.
A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto é composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.
Condições para ser doador de sangue
- Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal);
- Pesar acima de 50 quilos;
- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;
- Estar alimentado, dando intervalo de duas horas após o almoço;
- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;
- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;
- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida, como também marcar uma coleta externa, podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.
Secom-PB

Postar um comentário

0 Comentários