O horário de verão 2014/2015 deverá resultar em uma economia de R$ 278
milhões em termos de geração de energia térmica, informou nesta
terça-feira o Ministério de Minas e Energia.
Este ano o horário de verão, que começa à meia-noite do próximo sábado
(18), será estendido em uma semana, por causa do carnaval. Pela
estimativa, o ganho econômico deve ser menor que o do horário de verão
2013/2014, quando chegou a R$ 405 milhões a economia com a redução da
necessidade de energia de térmicas.
O secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo
Grüdtner, explicou que o valor é menor devido à escassez de chuvas que
elevou o uso da energia gerada pelas usinas térmicas. “Será menor que o
valor do ano passado porque temos despacho maior de geração térmica pela
situação hidrológica que passamos.”
De acordo com Ildo Grüdtner, o horário de verão representará ainda uma
economia de R$ 4,5 bilhões em investimentos que não precisarão ser
feitos pelo setor para a construção de usinas térmicas.
À meia-noite de sábado, os relógios têm de ser adiantados em uma hora
nos nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que adotam o horário de
verão. A mudança de horário vai até 22 de fevereiro de 2015. A medida é
adotada para economizar energia no horário de maior consumo. “Buscamos
maior aproveitamento da luz do sol e maior racionalidade no uso da
energia elétrica”, disse o secretário.
Pelo decreto que instituiu o horário de verão, a medida deve ser
iniciada sempre no terceiro domingo de outubro e encerrada no terceiro
domingo de fevereiro do ano subsequente. Mas, no ano em que houver
coincidência com o domingo de carnaval, o fim do horário de verão deve
ser no domingo seguinte. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado,
alguns esqueçam de ajustar os relógios.

0 Comentários