Vários moradores do Grande Recife
relataram, na noite desta quarta-feira, terem testemunhado um grande
clarão no céu. O fenômeno teria ocorrido por volta das 22h20 e em poucos
minutos rendeu diversas postagens nas redes sociais. O jornalista
Carlyle Paes Barreto, por exemplo, viu o clarão quando subia a Estrada
de Aldeia e ficou impressionado. "Não chovia nem havia nuvens na hora".
Houve relatos em Olinda e até João Pessoa (PB).
A Agência de Águas e Clima, Apac, foi contactada, mas informou que não faz registros de descargas atmosféricas (raios).
Veja um dos vídeos gravados ontem à noite:
Já a Sociedade Astronômica Do Recife colocou um post no Facebook pedindo
informações a quem por ventura tivesse testemunhado a passagem de um
"bólido" (fireball/bola de fogo) no céu. Pessoas confirmaram em Boa
Viagem, Candeias, Cordeiro, Abreu e Lima, Pau Amarelo e no Centro do
Recife. Caio Aguiar descreveu: "Uma bola flamejante desfragmentando
enquanto descia rapidamente em direção ao solo. Um clarão que durou
uns...5 segundos. Luz intensa vinda do objeto não identificado. Foi
muuuuuuuuuuuuuuuito bonito."
Em Igarassu, o Sargento André filmou o fenômeno captado pela câmera de
segurança da sua residência e postou no Facebook, com a data e o horário
de registro. Para ver o vídeo no perfil de André.
Paula Thorpe, do Grupo de Astronomia de Pernambuco, informou que a
instituição recebeu relatos plausíveis de que um meteoro foi visto no
céu da Região Metropolitana do Recife. O horário médio do avistamento
ficou entre às 22h10 e 22h20. "Recebemos relatos também legítimos do
avistamento de residentes no estado da Paraíba. Pelas descrições e
relatos, segundo o professor James Solon, integrante do Grupo de
Astronomia de Pernambuco, o AstroPE, o objeto tem características de se
tratar de um meteorito, também conhecido como fireball, devido ao forte
clarão que provoca no céu", disse por e-mail.
Todos os anos, entre os dias 15 e 29 de outubro, a Terra passa por um
grande fluxo de detritos deixados pelo cometa Halley, que é o
responsável por uma chuva de meteoros denominada Orionídeas. A área da
terra onde é mais visível o fenômeno é exatamente a próxima ao Equador,
onde fica a constelação de Orion (o Cinturão de Orion é popularmete
conhecido como "As Três Marias"). Os dados são do site Galeria do
Meteorito.
Ainda segundo o site, na noite de 12 de outubro, uma câmera da Nasa
detectou um pedaço do cometa Halley se desintegrando na atmosfera sobre o
Novo México, nos Estados Unidos. A fireball era tão brilhante que foi
possível vê-la mesmo com a grande luminosidade da Lua! Múltiplas câmeras
seguiram o meteoróide, o que permitiu o cálculo de sua trajetória.
Segundo especialistas, ele atingiu a atmosfera da Terra a 68 quilômetros
por segundo e se desintegrou a 67,9 km acima da superfície. Veja abaixo
o vídeo que foi feito do espaço.
Uma explicação possível é tratar-se de um meteoro. Todos os anos, entre
os dias 15 e 29 de outubro, a Terra passa por um grande fluxo de
detritos deixados pelo famoso cometa Halley, que é o responsável por uma
chuva de meteoros denominada Orionídeas. A área da terra onde fica mais
visível é exatamente próxima ao Equador, onde fica a constelação de
Orion (o Cinturão de Orion é popularmete conhecido como “As Três
Marias”). Os dados são do site Galeria do Meteorito.

0 Comentários