Ministro entrega 39 carros-pipa a cidades da PB afetadas pela seca

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, entregou na manhã desta sexta-feira (18), em João Pessoa, 39 carros-pipa a prefeitos de cidades da Paraíba que estão sendo afetadas pela seca.  A iniciativa integra a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

“Esses equipamentos (os carros) vão ajudar os municípios no enfrentamento da questão emergencial da seca, como também vai ajudar na manutenção da infraestrutura urbana e rural, inclusive na questão da malha das estradas vicinais”, afirmou Aguinaldo Ribeiro, que na solenidade representou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

O investimento total nos veículos entregues nesta sexta foi de R$ 9,3 milhões e eles devem auxiliar 26.811 agricultores familiares dos municípios. De acordo com o ministro Aguinaldo Ribeiro, o governo federal ainda deve investir quase R$ 700 milhões na distribuição de máquinas e equipamentos – entre caçambas, carros-pipa, retroescavadeiras e outros – para 219 cidades da Paraíba, que são as afetadas pela estiagem.

De acordo com a delegada do Desenvolvimento Agrário na Paraíba, Giucélia Figueiredo, com os 39 carros entregues hoje já são 586 máquinas para auxiliar no combate à seca em cidades paraibanas. “Os efeitos da estiagem estão sendo amenizados, principalmente junto aos pequenos agricultores”, afirmou .

Beneficiada com um caminhão, a prefeita de Cajazeiras, Denise Oliveira (PSB), disse que o município vem enfrentando problema com abastecimento de água, principalmente na zona rural. “Com esse carro nós vamos atender aquelas comunidades que estão mais distantes”, ressaltou.

Aguinaldo ressaltou que o governo federal vem tendo uma preocupação especial com a seca que vem afetando o Nordeste há quase dois anos, principalmente com relação ao abastecimento de água. Para o ministro, a solução definitiva dessa questão se dará com a transposição do Rio São Francisco e, segundo ele, a Integração Nacional garantiu que as obras serão reiniciadas nos próximos dias.

Postar um comentário

0 Comentários