Vigilância Ambiental disponibiliza serviço de esterilização para cães e gatos em João Pessoa

O Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa oferece serviço de esterilização de animais para manter um controle populacional de cães e gatos. A unidade está localizada na Avenida Walfredo Macedo Brandão, n°100, nos Bancários, e conta com o trabalho e cuidado de quatro médicos veterinários.
“Os animais que passam pelo procedimento de castração recebem alta no mesmo dia. Os que possuem donos voltam para suas casas e os abandonados ficam com cuidadores voluntários até encontrarem um lar,” explica a médica veterinária, Sayonara Alves.
Antes da cirurgia, o animal passa por uma triagem que irá definir suas condições físicas e, em seguida, é encaminhado para a intervenção cirúrgica. A castração acontece apenas em animais com idade de oito meses a seis anos. Nos animais domésticos, o procedimento só é feito com a autorização dos donos.
Acesso – Para ter acesso ao serviço, os cães e gatos devem ser encaminhados ao Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses. “Ao chegarem aqui, nós prestamos todos os cuidados necessários aos animais em situações de risco e logo depois os encaminhamos para adoção”, comentou o gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Nilton Guedes.
Desde que começou a prestar o serviço de esterilização, em maio de 2013, o centro já realizou quase 900 procedimentos, sendo mais de 600 apenas neste ano.
Castração – A castração é uma cirurgia simples, de baixo risco, que pode ser feita em todos os tipos de mamíferos, tanto nos machos quanto nas fêmeas. É um mecanismo eficaz para impedir que cães e gatos procriem descontroladamente.
Para mais informações, as pessoas podem ligar para o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa, através dos telefones 3218-9357 ou 3214-3459. O Centro tem suas atribuições voltadas para o monitoramento e redução de riscos à saúde da população. Os profissionais atuam através da prevenção e controle de fatores de riscos ambientais biológicos e não biológicos que interferem na saúde humana.

Redação com Secom-JP

Postar um comentário

0 Comentários