Paraíba é 3º que mais entregou armas no Nordeste

Mais de 15 mil armas de fogo foram entregues este ano na Campanha do Desarmamento em todo o Brasil. Somente no Nordeste foram mais de 2,7 mil e entre os estados da região a Paraíba foi o terceiro onde mais armas foram entregues este ano (172), ficando atrás apenas de Pernambuco (1.648) e Bahia (319).

Os dados são do Ministério da Justiça, que fez um levantamento prévio de janeiro até o último dia 7 de dezembro, em todo o país.

Segundo os dados do Ministério da Justiça, o número de armas entregues pela população está reduzindo. Enquanto no ano passado foram recolhidas 31,2 mil armas, este ano foram apenas 15,9, que representa uma redução de 49,1%. Na Paraíba, a queda foi de 46,5%, passando de 321 ano passado para 172 este ano.

Realizada desde 2004 pelo Ministério da Justiça para retirar de circulação armas de fogo, acessórios e munições, a Campanha Nacional do Desarmamento soma mais de 662 mil armas entregues voluntariamente pela população, em todo o Brasil.

A entrega voluntária de armas pelos cidadãos é uma orientação prevista no Estatuto do Desarmamento e hoje pode ser feita em mais de dois mil postos de coleta em todo o Brasil. Além da entrega, a campanha tem o objetivo de conscientizar a população para os riscos de ter uma arma de fogo.

Segundo o Ministério da Justiça, o cidadão que quiser entregar uma arma de fogo deve procurar os pontos de entrega, que podem ser itinerantes ou fixos, incluindo unidades de Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Corpos de Bombeiros. Ou então buscar mais informações no portal “www.entreguesuaarma.gov.br

Fonte: Jornal da Paraíba

Postar um comentário

0 Comentários