Veja seis arrependimentos que podem ser evitados no seu Reveillon

É comum que as comemorações de Réveillon incluam viagens a praias e festas regadas a comida e bebida alcoólica. O novo ano, porém, pode acabar se tornando sinônimo de acidentes e prejuízos à saúde caso a celebração não seja acompanhada de moderação e cuidado – com o consumo de álcool, com o tempo que se passa sob o sol ou com o manuseio de fogos de artifício, por exemplo. Confira seis problemas que podem provocar arrependimento na passagem do ano e saiba como evitá-los: 
1 - Álcool em excesso
Exagerar na bebida alcoólica pode acabar com as festividades da passagem do ano. Um dos maiores erros no Réveillon é consumir álcool ao longo do dia todo e não se alimentar adequadamente. Resultado: mal estar, amnésia e ressaca. Contra isso, recomenda-se beber em moderação. Também é possível conciliar o álcool com comemorações saudáveis mantendo o estômago sempre cheio (fazendo lanches a cada três ou quatro horas, de preferência incluindo alimentos leves, como verduras e frutas) e alternando a bebida alcoólica com uma quantidade semelhante de outra não alcoólica.
2 - Sexo sem proteção
O uso de camisinha, seja masculina ou feminina, é indispensável durante as relações sexuais para evitar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como a infecção pelo vírus da aids ou pelo HPV, por exemplo. O uso de outros métodos contraceptivos, como a pílula, não descartam a necessidade do preservativo.
3 - Infecção alimentar
Durante viagens de verão, a probabilidade de consumir um alimento contaminado é maior, já que, além de as pessoas estarem se alimentando fora de casa, as temperaturas altas favorecem a má conservação dos ingredientes. Para reduzir o risco de uma infecção alimentar, recomenda-se higienizar bem as mãos antes de comer, conferir a data de validade dos alimentos, optar sempre que possível por produtos que vêm em embalagens lacradas e lavar a parte superior das latas de bebidas antes de consumi-las.
4 - Desidratação alimentar
Passar o dia todo debaixo do sol e exposto a temperaturas altas pode levar à desidratação. Por isso, é recomendado o consumo de grandes quantidades de líquido não alcoólico, de preferência de água - sucos e refrigerantes, além de não terem o mesmo potencial hidratante da água, podem ainda ser uma bomba calórica. 
5 - Queimadura de sol
É muito comum que as pessoas aproveitem o último dia do ano sob o sol. No entanto, exagerar na dose pode levar a queimaduras e prejudicar a virada do ano. Por isso, o uso de protetor solar é essencial, especialmente aqueles que contêm proteção contra raios UVB e UVA e com fator de proteção de no mínimo 30. Recomenda-se que o protetor seja reaplicado a cada duas ou três horas e que o seu uso seja associado a bonés, chapéus e óculos de sol.
6 - Acidente com fogos de artifício
Soltar fogos de artifício de maneira errada pode levar a acidentes e queimaduras. Segundo recomendações da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, as pessoas devem evitar usar materiais de fabricação caseira e não devem soltar fogos perto de fios elétricos ou onde há aglomeração de pessoas. Além disso, não é indicado armazenar muitos fogos de artifício em um mesmo local ou segurá-los com a mão ao soltá-los. Soltar rojões após consumir muito álcool também não é recomendado.
Veja 

Postar um comentário

0 Comentários