O programa de distribuição de carros-pipas do Governo Federal foi suspenso no mês de janeiro de 2014, ficando difícil para o Estado e os municípios arcarem financeiramente com toda a demanda diante da longa estiagem.
Durante a audiência, Ricardo expressou a sua preocupação com o quadro crítico de abastecimento de água na Paraíba, onde 20 cidades estão sem abastecimento de água e 43 correm risco de colapso. "A seca nos preocupa muito, principalmente porque não há previsão de chuva a curto prazo. O Governo Federal precisa olhar com atenção a questão do abastecimento de água", completou.
O governador também solicitou ao ministro a continuidade na liberação dos recursos para obras que totalizam R$ 1,3 bilhão como a construção do Canal Acauã-Araçagi, da barragem de Nova Camará e para o início do sistema Adutor da Borborema. Na questão emergencial, Ricardo também fez apelo para o retorno do programa de distribuição dos carros-pipas para os municípios, a liberação de recursos para acelerar e ampliar a construção e recuperação de poços que garantam água para as populações das zonas rural e urbana, além da liberação para construção das adutoras de montagem rápida no Sertão, Curimataú e Cariri.
O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, se mostrou sensível à situação da água no Estado e assegurou a manutenção do fluxo de repasse financeiro para não comprometer o andamento das obras que vão garantir a segurança hídrica na Paraíba.
Funasa- Em audiência com o presidente da Funasa, Henrique Pires, Ricardo Coutinho solicitou o destravamento dos recursos para as obras de saneamento e esgotamento sanitário nos municípios, a exemplo de São Bento, São José de Piranhas, abastecimento de Queimadas e da adutora de Riacho dos Cavalos. O presidente da Funasa garantiu a liberação imediata de R$ 11 milhões para continuidade das obras, algumas delas sem repasse desde o ano de 2011.
Também participaram das audiências em Brasília o secretário de Recursos Hídricos, Infraestrutura, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, João Azevedo; o secretário de Representação Institucional em Brasília, Lindolfo Pires; a secretária executiva de Representação, Nilda Gondim, a secretária executiva de Desenvolvimento Humano, Ana Claudia; e o secretário de Comunicação Institucional, Luís Torres.
Da redação com assessoria
0 Comentários