Chove forte na região de Princesa Isabel; São José de Princesa registra precipitação recorde de 150 mm

Chuva diluviana enche riachos e barreiros em São José de Princesa (Foto: Reprodução/Facebook – Rúbia Matuto Diniz)
Voltou a chover hoje na região de Princesa Isabel. As chuvas atingiram proporções bílblicas, diluvianas, como é o caso de São José de Princesa, e trouxeram de volta a esperança de um período chuvoso promissor.
O mês de março que, tradicionalmente, marca o estabelecimento da estação chuvosa no Sertão, começou com precipitações intensas, registrando volumes recordes em alguns municípios da região, de acordo com informações do Escritório Regional da Emater de Princesa Isabel.
A chuva forte caída entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira (7) registrou 150 milímetros em São José de Princesa – quantidade recorde acima do esperado para todo mês de fevereiro e talvez a maior já registrada nas últimas três décadas.
Em Princesa Isabel, choveu 80 milímetros – a maior precipitação já registrada desde 2011, após a seca prolongada de 2012 e 2013 – a pior dos últimos 50 anos.
O Açude Jatobá II, que abastece o município, teve seu nível elevado em 20 centrímetros, de acordo com a medição feita às 8h pela Cagepa local, mas o reservatório continua recebendo água.
A média climatalógica para o mês pode superar o esperado. Barreiros e riachos encheram em algumas regiões de São José de Princesa, Princesa Isabel e Manaíra e algumas estradas foram alagadas, dificultando o acesso.
Para hoje, a previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) aponta chance (90%)  de pancadas de chuvas acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia em Princesa Isabel, Juru, Manaíra, Tavares, Água Branca e São José de Princesa.
Na maioria dos municípios, a temperatura máxima prevista é de 29°C, e a mínima, de 20°C.
Abaixo, a previsão do Centro para a região Nordeste:
No oeste da região: variação de nuvens com pancadas de chuva localmente fortes. No leste da BA e de SE: instável, com chuva a qualquer hora. Nas demais áreas da região: sol e variação de nuvens. Temperatura estável. Temperatura máxima: 34ºC no RN. Temperatura mínima: 17ºC no sul da BA. Fonte Blog do José Duarte Lima (www.duartelima.com.br)

Postar um comentário

0 Comentários