Homem com sangue verde intriga cirurgiões


Homem com sangue verde intriga cirurgiões, Médicos canadenses da província da Columbia Britânica, no oeste do país, encontraram uma pessoa que tinha sangue da cor verde escura — igual ao do Sr. Spock, famoso personagem da série “Jornada nas Estrelas”. O caso real não foi obra da natureza, mas algo que foi provavelmente ocasionado pelo consumo excessivo de um remédio conhecido como Sumatriptan.
O homem, de 42 anos, foi ao hospital em outubro de 2005 por causa de problemas de circulação nas pernas, disseram os médicos Stephan Schwarz e Alana Flexman do Hospital St. Paul da Universidade de Columbia Britânica. O caso inusitado foi publicado na revista médica “The Lancet”.

A inusitada descoberta aconteceu quando os médicos decidiram realizar uma cirurgia e remover os tecidos que estavam bloqueando o fluxo sangüíneo. Durante os testes prévios de emergência, os médicos descobriram que o paciente tinha uma leve taquicardia, mas que sua pressão arterial era estável e que sua única anormalidade eram níveis extremamente altos de creatina no sangue.

No entanto, a verdadeira surpresa ainda estava por vir. Após inserirem um cateter na artéria do paciente, os cirurgiões observaram que o sangue do homem era de cor verde escura. Apesar da estranheza inicial, os médicos continuaram a operação, que terminou com sucesso.

Ao analisar o sangue do paciente, os doutores diagnosticaram que ele sofria de sulfaemoglobinemia. “É possível que a excessiva ingestão de Sumatriptan, que contém um grupo sulfonamida, tenha causado a sulfaemoglobinemia”, afirmaram os médicos no artigo publicado no “Lancet”. O paciente estava tomando Sumatriptan para aliviar suas freqüentes dores de cabeça.

A sulfaemoglobinemia acontece quando um átomo de enxofre se incorpora na molécula da hemoglobina. Ele pode ser causado por medicamentos como as sulfonamidas.

Durante uma entrevista à imprensa local, o doutor Flexman disse que, quando os cirurgiões inseriram o cateter no braço do paciente, o sangue que jorrava era “verde escuro em vez de vermelho. Era um tipo de verde-negro. Talvez como a casca de um abacate”. Flexman acrescentou que a equipe médica reagiu com “grande preocupação, obviamente”.

Os médicos não revelaram se o paciente recuperou a cor normal do sangue.

Fonte:G1

Postar um comentário

0 Comentários