Massa explica 12º lugar no treino livre e garante: 'Dava para ter feito mais'

Após ser quarto mais rápido no 1º treino livre na Austrália, brasileiro faz simulação de corrida com pneus mais lentos na segunda sessão e termina em posição discreta

Felipe Massa, treino GP Austrália (Foto: Getty)Após um promissor desempenho no primeiro treino livre para o GP da Austrália, onde fez o quarto tempo, Felipe Massa fechou o dia em uma discreta 12ª posição, com o tempo de 1m31s119 anotado na segunda sessão, liderada pelo inglês Lewis Hamilton, da Mercedes (saiba como foi o treino). O resultado, porém, não deixou o brasileiro preocupado em não conseguir uma boa posição no treino classificatório. O piloto não focou em voltas rápidas no segundo treino livre, concentrando-se em simulações de corrida.

- Foi um bom dia. Dava para ter feito mais. Mas a gente tinha alguns caminhos para trabalhar hoje. É difícil ter uma noção clara ainda. A gente não teve uma sessão pensando em fazer tempo, pensamos em fazer outras coisas no carro. Não acho que isso seja a realidade do fim de semana. Acho que a gente pode ser mais competitivo, sem dúvida. O Q3 é o objetivo, lógico. Tem que ser. Vamos trabalhar para isso.

Felipe Massa no cockpit da Williams FW36 durante o dia de treinos livres para o GP da Austrália (Foto: Getty)


Assim como na manhã, o brasileiro ficou atrás de seu companheiro de Williams, Valtteri Bottas, o oitavo colocado. O motivo: Felipe experimentou os pneus médios, mais lentos que os compostos macios utilizados pelo finlandês.

- A diferença é gigante de um pneu para o outro. Fiz um long run com pneu médio e meu companheiro fez um long run de pneu mole e a diferença é muito grande de uma volta para outra. O desgaste foi menor que nos testes do Bahrein também. Vamos ver qual pneu vai ser o mais certo não só para a corrida.

Valtteri Bottas, treino GP Austrália (Foto: Getty)Valtteri Bottas foi mais rápido que o companheiro Felipe Massa nos dois treinos na Austrália (Foto: Getty)

Massa destaca carro da Williams, mas reconhece superioridade da Mercedes
O brasileiro deu 50 voltas nesta sexta-feira, 19 no primeiro treino, mais 31 no segundo. Otimista, destacou a confiabilidade do seu novo FW36:
- Foi bom completar um bom número de voltas na pista e ter a chance de entender como o carro funciona em particular nesse circuito. O carro não mostrou nenhum problema, o que é muito positivo, já que a confiabilidade será importante neste fim de semana. Há muito trabalho a fazer para aprimorar os ajustes do carro. Mas no geral foi um dia positivo e vamos para o fim de semana feliz com o jeito que as coisas estão se encaminhando.
Felipe Massa em ação na sexta-feira de treinos livres para o GP da Austrália (Foto: AFP)Felipe Massa em ação na sexta-feira de treinos livres para o GP da Austrália (Foto: AFP)


Apesar de não mostrar preocupação para o restante do fim de semana, Felipe Massa admitiu a superioridade da Mercedes. Lewis Hamilton e Nico Rosberg fizeram dobradinha nesta sexta-feira, com os tempos de 1m29s625 e 1m29s782, respectivamente. Cerca de 0s5 à frente do terceiro colocado, Fernando Alonso, da Ferrari.

- Que a Mercedes é um carro rápido e competitivo eles mostraram durante os testes de inverno. Eles podem ser o carro mais competitivo aqui e talvez até no campeonato inteiro. Vamos esperar para ver.

Mas não só a Mercedes mostrou força. Para Felipe Massa, é preciso ficar de olho também na Ferrari, de Alonso e Kimi Raikkonen, e até a RBR de Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo, que mostrou um desempenho surpreendente após todos os problemas da pré-temporada.

- A gente viu a Mercedes rápida, como já estavam nos testes de inverno. Vimos uma Ferrari rápida também. Vimos uma RBR que conseguiu fazer o melhor treino até aqui. Mostra que tem muita coisa ainda, muitas equipes para brigar. Vamos ficar com boas expectativas, mas com pé no chão, porque outras equipes podem estar competitivas também.

Lewis Hamilton, treino GP Austrália (Foto: Getty)Brasileiro aponta Mercedes como favorita. Lewis Hamilton foi o mais veloz do dia (Foto: Getty)


Felipe Massa volta à pista para ao terceiro treino livre, que será realizado à meia-noite da madrugada de sexta para sábado (horário de Brasília), com exibição do SporTV. O treino classificatório está marcado para as 3h de sábado e o GP da Austrália no mesmo horário,  domingo. A TV Globo transmite ambos os eventos ao vivo e o GloboEsporte.com acompanha em tempo real. E o brasileiro prevê muito trabalho:

- Sem dúvida tem muito mais para amanhã, tem muito o que entender sobre o carro, sobre o acerto, sobre tudo. Vamos trabalhar em cima disso. A primeira impressão acredito que tenha sido positiva, mas há muito trabalho em cima do carro para ter o carro mais redondo para o fim de semana. 

INFO - circuitos Austrália Fórmula 1 (Foto: Editoria de arte)

 



 

Fonte :G1

Postar um comentário

0 Comentários