Obama diz que proposta de referendo na Crimeia viola lei internacional


O presidente americano, Barack Obama, disse nesta quinta-feira (6) que a proposta de referendo na região autônoma da Crimeia para se juntar à Rússia viola a lei internacional. Obama também disse que as sanções dos Estados Unidos objetivam pressionar Moscou contra essa intervenção na Ucrânia. "A proposta do referendo sobre o futuro da Crimeia viola a Constituição ucraniana e a lei internacional", disse o presidente a repórteres na Casa Branca. "Qualquer discussão sobre o futuro da Ucrânia deve incluir o governo legítimo da Ucrânia."
O Parlamento da Crimeia votou unanimamente a favor de se tornar parte da Rússia nesta quinta. Pouco antes da decisão, o vice-premiê da região afirmou que um referendo sobre o status da região será realizado em 16 de março. Segundo o texto aprovado pelo Parlamento, foi acertado "entrar na Federação Russa com os direitos de um sujeito da Federação Russa".
O presidente interino da Ucrânia disse que o referendo previsto era ilegítimo, classificando-o como uma farsa e um crime organizado pelos militares russos. Em um breve discurso televisionado, Oleksander Turchinov afirmou que o Parlamento ucraniano vai iniciar procedimentos para rejeitar a assembleia da Crimeia e bloquear o referendo.
"Não é um referendo, é uma farsa e um crime contra o Estado, que é organizado por militares da Federação Russa", disse ele diante da bandeira nacional azul e amarela.
A crise na Ucrânia se intensificou em fevereiro, após meses de protestos a favor da Europa e contra assinaturas de contratos do governo com a Rússia. As manifestações se voltaram contra o presidente pró-Rússia, Viktor Yanukovych, que foi derrubado e deixou o país. Enquanto isso, Putin enviou tropas para a região da Crimeia, em uma prova de força contra o governo interino que se formou na Ucrânia.
A Crimeia é uma península que abriga a maioria das bases russas e é histórica e culturalmente ligada à Rússia..
EUA x Rússia
O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, afirmou nesta quinta ainda não haver um acordo entre Moscou e Washington a respeito da crise na Ucrânia. Falando de Roma depois de se encontrar com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, Lavrov disse que as ordens de Washington de congelar bens e proibir vistos para responsáveis russos pela incursão na Crimeia são contraproducentes.
"Por ora, não podemos dizer à comunidade internacional que temos um acordo", disse Lavrov, segundo a agência de notícias estatal russa Interfax, após seu segundo encontro com Kerry em dois dias.
Lavrov disse que as menções a colocar alguns russos em uma listra negra que os impediria de entrar nos Estados Unidos está complicando as conversas: "Ele (Kerry) me garantiu que não há tais listas no momento. Só há a ordem, mas isso não muda os fatos, ainda é uma ameaça".
O Ocidente tem pressionado Moscou a concordar com uma mediação internacional para resolver a crise na Ucrânia, mas Lavrov afirma que irá se reportar ao presidente russo, Vladimir Putin, a respeito da proposta antes que quaisquer decisões sejam tomadas.
"Queremos esclarecer melhor o que nossos parceiros querer dizer quando propõem a criação de vários mecanismos internacionais", também teria dito ele.
G1

Postar um comentário

0 Comentários