A 24 dias da Copa, acampamento em Porto Alegre espera 400 mil visitantes


Acampamento da Copa (Foto: Renan Silveira/G1)Construção de galpões e piquetes deve ser concluída até 10 de junho (Foto: Renan Silveira/G1)
A 24 dias do primeiro jogo da Copa em Porto Alegre, o Acampamento Farroupilha especial para o evento começa a tomar forma no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho com o aumento no ritmo das construções de piquetes e galpões. A expectativa dos organizadores é de que até 400 mil pessoas frequentem a atração, que terá o papel de difundir a cultura e as tradições gaúchas aos visitantes durante o evento. 
(Desde quinta-feira (15), o G1 RS faz uma contagem regressiva da preparação de Porto Alegre para receber os cinco jogos da Copa do Mundo. De estruturas temporárias, passando pelas obras do entorno, as condições do Beira-Rio, o trânsito, a preparação nas áreas de turismo, serviço e infraestrutura serão tema de reportagens, com acompanhamento diário. Se você tiver alguma sugestão de assunto, envie por meio do VC no G1).
O prazo para a conclusão das obras é dia 10 de junho, cinco dias antes do primeiro jogo na capital, entre França e Honduras. Por enquanto, apenas os espaços de patrocinadores estão em construção. A montagem dos piquetes dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e de outras entidades tradicionalistas começa apenas na sexta-feira (23). Mas as estruturas de madeira já dão ares de campo ao parque da capital.
Construção de Galpões (Foto: Renan Silveira/G1) 
Construção de piquetes ganhará ritmo acelerado a partir de sexta
De acordo com o coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria Municipal da Cultura, Giovane Tubino, uma das apostas para atrair os visitantes, principalmente os estrangeiros, é a intensa programação de eventos, shows e espetáculos, além das mais de 300 oficinais que serão oferecidas no local. As atrações terão enfoque em arte, cultura e atividades campeiras.
“Ainda não definimos a programação cultural, mas teremos rodeio, shows musicais e oficinas temáticas. O principal objetivo é mostrar nossas comidas típicas como churrasco, chimarrão, tudo para dar um tratamento especial aos turistas”, detalha Tubino.
Diferentemente das edições tradicionais, que ocorrem anualmente no mês de setembro, o Acampamento da Copa contará com 83 piquetes montados, pouco menos de 25% dos 390 instalados no mês da Semana Farroupilha. Toda a estrutura, no entanto, será mantida para o Acampamento Farroupilha oficial, nos meses seguintes.

A redução de tamanho não assusta os comerciantes, que já iniciam a montagem de seus galpões. “Ninguém sabe muito como vai ser. É um evento, um ritmo diferente do Acampamento de setembro. Mas a expectativa é boa. Não sei se vai vingar, mas estou esperançoso, depende de como estará o tempo, já que será no inverno”, diz José Carlos Gatto, 58 anos, que já começou a instalar seu comércio no parque.
Para evitar que intempéries como a chuva deixem o terreno embarrado e tornem acampamento menos atrativo para os visitantes, Tubino diz que melhorias estão sendo realizadas na infraestrutura do local. “Estamos trabalhando nisso já. Sabemos que é inverno e sempre é chuvoso e úmido, mas mesmo no frio o pessoal vai estar aqui por causa da Copa”, frisa.
A abertura oficial do Acampamento da Copa será no dia 12 de junho, às 9h. Em dia de jogos em Porto Alegre, o Parque ficará aberto das 9h até a meia-noite. Nos demais dias, das 10h às 22h. Nos finais de semana, no entanto, o horário de fechamento será às 2h da madrugada. O encerramento será no domingo da final da Copa, dia 13 de julho.
Parque Harmonia (Foto: Renan Silveira/G1)Acampamento tem como objetivo difundir as tradições gaúchas aos turistas (Foto: Renan Silveira/G1)
 
  globo.com

Postar um comentário

0 Comentários