A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado está instalando um novo equipamento nos maiores presídios da Paraíba para impedir a entrada de celulares, armas e drogas e ainda evitar situações constrangedoras para os visitantes. Máquinas de raio-x e scanner corporal serão instalados para detectar a entrada dos objetos.
A instalação das máquinas de raio-x para escanear bagagens já está concluída e, até o dia 12 de novembro será iniciado a instalação do scanner corporal. Os presídios que estão recebendo o reforço são o Róger, PB1, Sílvio Porto (JP) e Serrotão (CG).
Segundo o secretário de Administração Penitenciária, Walber Virgolino, a revista será destinada para todos que entrarem no presídio, inclusive autoridades. “Qualquer um que for, autoridade, juiz, inclusive eu, todos que forem entrar no presídio. E qualquer equipamento será detectado”, colocou.
O secretário explicou que o raio-x detecta tudo através de som e imagem. Entretanto, Virgolino afirmou que a revista íntima ainda poderá ser feita no caso do agente suspeitar de alguma coisa.
O investimento feito pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) para instalar o sistema nos presídios foi de R$ 2 milhões. Cada um dos quatro presídios recebeu uma máquina de cada tipo. A intenção é ampliar o sistema para os demais presídios já a partir do próximo ano. Atualmente, a Paraíba conta com 19 presídios e 63 cadeias públicas, que abrigam aproximadamente 9.700 detentos, segundo o secretário.
Pedro Callado
0 Comentários