O deputado estadual reeleito, Anísio Maia (PT) destacou que a aliança formada com o governador reeleito Ricardo Coutinho (PSB) e o PMDB deverá montar uma estrutura adequada para o estado entrar na corrida do desenvolvimento e fala na construção de obras estruturantes para a Paraíba como um porto de águas profundas.
Em entrevista ao programa Rádio Verdade da Arapuan FM o deputado comparou o atual porto de Cabedelo a um ‘caminhão antigo’. Não adianta reformar e querer colocar na estrada. Ele destacou a produção de açúcar do estado que não pode ser escoada pelo porto devido a falta de condições, lá tramita o petcoke que é poluente. “Onde tem carga de açúcar não pode ter esse tipo porque é muito tóxico e poluente. O porto é obrigado a receber isso para ter renda, a grande luta é essa. Reformar o porto é como pegar um caminhão antigo e querer colocar na estrada”, compara.
Para o deputado é preciso construir um novo porto de águas profundas, onde o porto de Cabedelo vai servir como auxiliar. Apesar disso, o petista afirma que com o novo porto, Cabedelo vai ter mais carga do que hoje e vai render mais do que ‘fazendo esse papel desatualizado, superado’.
“A Paraíba não tem que ir atrás de R$ 100 milhões, R$ 50 milhóes, temos que ir atrás de bilhões. O porto é necessário para o Brasil também, Suape (PE) está congestionado, um porto ao lado para melhorar o custo Brasil, tornar mais eficiente e a Paraíba é a vez. Temos que bater o pé para esse grande investimento para o estado da Paraíba”, explica.
Anísio ainda afirmou que os outros investimentos, como duplicação de BR devem sair, mas que a grande luta deve ser pelo porto de águas profundas.
Marília Domingues
0 Comentários