Avião da AirAsia derrapa e ultrapassa pista de pouso nas Filipinas

Um avião da AirAsia com 159 passageiros não conseguiu frear, derrapou e ultrapassou a pista de pouso de um aeroporto internacional das Filipinas nesta terça-feira, afirmaram autoridades locais. Não houve feridos. O pouso aconteceu no final da tarde na cidade de Kalibo, porta de entrada para um popular destino turístico do país. Segundo relatos iniciais, a aeronave Airbus 320-200 deslizou pela pista até parar em uma grande concentração de lama. Segundo o porta-voz da Agência de Aviação Civil filipina, Eric Apolonio, o aeroporto ficará fechado até que a aeronave seja retirada do local. O país sofre com uma tempestade tropical que ocasionou deslizamentos de terra e enchentes em partes das regiões sul e central das Filipinas, deixando ao menos 31 mortos e sete desaparecidos, oficiais afirmaram na terça-feira.

O incidente aconteceu após outro avião do grupo AirAsia – também um modelo Airbus 320 –, com 162 pessoas, cair no Mar de Java no domingo, durante um voo entre Indonésia e Cingapura. Autoridades fazem buscas na região e já encontraram corpos e destroços da aeronave. No domingo, outro avião da AirAsia teve seu voo cancelado depois que um problema com os pneus foi encontrado no momento em que os 184 passageiros e a tripulação embarcavam.
(Com Estadão Conteúdo)

Os maiores acidentes aéreos da história

Pan Am 1736 e KLM 4805: Tenerife, Ilhas Canárias, 1977 - 583 mortes

O pior acidente da história da aviação envolveu a colisão de dois Boeing 747 (Jumbo) na pista do aeroporto da ilha de Tenerife, nas Ilhas Canárias, um arquipélago espanhol no Oceano Atlântico. Em 27 de março de 1977, o pequeno aeroporto passou a receber diversos voos desviados da ilha vizinha de Gran Canária, que pouco antes havia sido alvo de um atentado terrorista. Entre os aviões que chegaram estavam um Boeing da americana Pan Am e uma aeronave da holandesa KLM. Após a reabertura do aeroporto vizinho, os dois aviões começaram a taxiar na pista para se preparar para a decolagem. Nesse tempo, um nevoeiro havia se formado, impedindo a visão da pista por parte da torre e limitando a dos pilotos dos dois aviões. A partir daí houve sucessão de erros. Controladores e pilotos deram informações confusas uns para os outros e o avião da Pan Am pegou uma saída errada na pista. O momento fatal, no entanto, ocorreu quando o piloto da KLM resolveu decolar sem autorização e começou a ganhar velocidade. Por causa do nevoeiro, ele não viu que o avião da Pan Am ainda estava taxiando na mesma pista. O KLM ainda conseguiu subir alguns metros antes de se aproximar, mas suas turbinas e trem de pouso acabaram se chocando com parte central da aeronave da Pan Am. Todos os 248 ocupantes do avião holandês morreram. Na aeronave da Pan Am, foram 335 vítimas fatais e 61 sobreviventes. 

apan Airlines 123: Monte Takamagahara, Japão, 1985 - 520 mortes

Segundo pior tipo de acidente já registrado, o voo 123 da Japan Airlines seguia de Tóquio até Osaka, no Japão, quando se chocou contra uma montanha, no dia 12 de agosto de 1985. A aeronave era um Boeing 747. Doze minutos após a decolagem, o avião começou a apresentar os primeiros problemas, quando foi registrado uma descompressão explosiva na empenagem (estrutura de estabilização), que provocou perda de parte da cauda do avião. Os pilotos baixaram a altitude e tentaram estabilizar o avião, mas logo ele passou a voar sem controle. Por fim, o Boeing se chocou contra Monte Takamagahara, a cerca de cem quilômetros de Tóquio. Entre os mortos, havia 505 passageiros e 15 tripulantes. Três passageiros (uma mulher e duas crianças) e um tripulante sobreviveram. Passaram-se 32 minutos entre o aparecimento dos primeiros problemas até a queda. O tempo permitiu que vários passageiros escrevessem bilhetes de despedida para suas famílias. O relatório do acidente apontou problemas na manutenção do avião e em reparos que haviam sido feitos na cauda sete anos antes do acidente.  

Saudi Arabian 763 e e Kazakhstan Airlines 1907: Charkhi Dadri, Índia, 1996 - 349 mortes

O terceiro pior acidente aéreo da história envolveu o choque de dois aviões de passageiros em pleno ar, nos arredores da cidade indiana de Charkhi Dadri, no norte da Índia. Foi o pior acidente envolvendo uma colisão desse tipo já registrado. Um dos aviões era da Saudi Arabian, um Boeing 747, havia acabado de decolar do Aeroporto Indira Gandhi , na região de Nova Délhi. A aeronave seguia ascendendo gradativamente até a altitude de cruzeiro, seguindo instruções da torre, até que se chocou com um avião  Ilyushin Il-76, de fabricação soviética, que operava pela companhia aérea Kazakhstan Airlines e que se preparava para pousar. Morreram 312 passageiros e tripulantes do avião da Saudi e 37 do voo da Kazakhstan.  O relatório final sobre as causas do acidente apontou como culpado o piloto do avião cazaque, que não teria respeitado instruções da torre para efetuar a descida, se colocando na rota do Boeing, que fazia o caminho inverso. 

Turkish Airlines 981: Fontaine-Chaalis, França, 1974 - 346 mortes

Pior acidente aéreo já registrado na França, o voo 981 da Turkish Airlines causou a morte de 346 pessoas – 335 passageiros e onze tripulantes –  em 3 de março de 1974. A aeronave era um McDonnell Douglas DC-10, que realizava um voo de Istambul com destino a Londres, com escala em Paris. Minutos depois de completar a escala e decolar, a aeronave caiu na floresta de Ermenonville, nos arredores da capital francesa. Muitos dos mortos eram passageiros que haviam perdido um voo da extinta British European Airways por causa de uma greve e foram realocados no avião da Turkish.
Pouco antes da queda, os pilotos tentaram avisar a torre sobre problemas. Foram ouvidos sons característicos de despressurização pelo rádio. Investigações apontaram que a queda foi causada pela abertura de uma porta do compartimento de carga, que provocou a despressurização e a desintegração do avião. O número de mortes do voo 981 foi o mais grave registrado à época e só seria ultrapassado pelo acidente de Tenerife, três anos depois.

Air India 182: Oceano Atlântico, 1985 - 329 mortes

O quinto pior acidente da história envolveu um Boeing 747 da Air India que havia decolado do aeroporto de Montreal, no Canadá, com destino a Bombaim (atual Mumbai). Ele explodiu em pleno ar, próximo da costa da Irlanda em 23 de junho de 1985. Morreram 307 passageiros e 22 tripulantes – entre eles havia 268 canadenses, 27 britânicos e 24 indianos. Uma hora depois da queda do avião, uma bomba explodiu no setor de bagagens do aeroporto de Tóquio, pouco antes de ser embarcada em outro voo da Air India. Dois carregadores morreram. Investigações mostraram que os dois casos estavam ligados e que o voo 182 foi derrubado por uma bomba escondida na mala de um passageiro que não havia embarcado. Os suspeitos eram membros de um grupo chamado Babbar Khalsa , formado por militantes sikhs, que lutavam pela independência da região do Punjab, na Índia, e o estabelecimento de um Estado baseado nas crenças da religião. Até o momento, apenas uma pessoa foi condenada pelos atentados. 
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