Mais de 24 mil paraibanos terão águas nas torneiras só 3 dias por mês

Moradores de três cidades paraibanas vão precisar conviver com o racionamento de água praticamente durante todo o mês. Os municípios de Dona Inês, Riachão e Tacima, já passavam por racionamento e estavam recebendo água nas torneiras três vezes a cada 15 dias, mas com a nova escala de racionamento, o abastecimento de água nas três cidades ocorrerá em apenas três dias por mês.

A medida, que segundo a Cagepa, é emergencial devido ao baixo volume do manancial de Canafístula II, vai atingir 24,7 mil habitantes, conforme o IBGE (estimativa de 2014). A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) reformulou a escala de racionamento nas cidades de Solânea, Bananeiras, Cacimba de Dentro, Araruna, Dona Inês, Riachão e Tacima.

A Cagepa informou que o manancial de Canafístula II, que abastece a região, está com apenas 8% de sua capacidade e a partir desta quarta-feira (10), a cada 15 dias, a população das cidades de Bananeiras, Cacimba de Dentro e Araruna terá água nas torneiras durante três dias. Anteriormente, estas cidades estavam recebendo água nas torneiras três vezes por semana. Já em Dona Inês, Riachão e Tacima, o abastecimento ocorrerá apenas três dias por mês.

De acordo com o gerente regional do Brejo, Edson Almeida, “a medida é emergencial e necessária para evitar a seca total do manancial, diante da forte estiagem que assola a região. Considerando essa situação, a Cagepa irá suspender o faturamento, ou seja, a população destas cidades não receberá contas de água a partir deste mês”, assegurou o gerente.

Edson ressaltou ainda que os carros-pipa só poderão retirar água das Estações de Tratamento de Pirpirituba, Sapé e Cuitegi.

Com G1

Postar um comentário

0 Comentários