2015 terá segundo extra que pode dar problemas à internet

Os relógios vão acrescentar um segundo, isso permitirá ao planeta alcançar o tempo atômico internacional
Foto: Denis Balibouse / Reuters
O ano de 2015 terá um segundo extra, algo que poderá encadear uma série de problemas na infraestrutura que suporta a internet.
De acordo com o jornal britânico The Independent, às 11h59 do dia 30 de junho, os relógios vão acrescentar um segundo, isso permitirá ao planeta alcançar o tempo atômico internacional.
O tempo atômico funciona de forma constante, ele não acompanha a rotação da Terra, que é irregular, e está em uma redução de 2 mil segundos por dia. Isso significa que, raramente, têm de ser ligeiramente alongado, para permitir que a Terra consiga alcançar o relógio.
Esta não é a primeira que isto acontece. Em 2012, a ação derrubou parte da internet. As redes sociais Reddit, Foursquare, Yelp e LinkedIn reportaram problemas, e o mesmo aconteceu com usuários do sistema operacional Linux e de programas baseados na linguagem Java.
A correção do tempo ocorreu 25 vezes desde que foi criado, em 1972. Mas o problema tem se tornado sério com um crescente número de computadores e servidores sincronizando suas horas com o relógio atômico.
Ainda em 2012, o Google antecipou o problema e criou uma atualização para afetar seus equipamentos, o “leap smear”, que adiciona um pequeno tempo extra toda vez que os computadores são atualizados.
Na época, eles afirmaram que usariam a técnica novamente, quando necessário. 
Terra 

Postar um comentário

0 Comentários