Açude na Paraíba está com apenas 1% da capacidade total, diz Aesa

O Açude Manoel Marciolino, no município de Taperoá, no Cariri paraibano, está com apenas 1% da sua capacidade total, divulgou a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). O órgão explica que dos 121 açudes do estado monitorados pela agência, 28 estão em situação crítica, com menos de 5% do volume total.

Segundo a Aesa, o manancial de Taperoá, que atende cerca de 16 mil pessoas, tem capacidade para armazenar 15 milhões de metros cúbicos de água, mas atualmente se encontra com pouco mais de 150 mil metros cúbicos, sendo considerado em estado alarmante. A agência explica que a qualidade da água do açude está comprometida, devido à quantidade de barro existente por conta da redução do volume.

O motivo da escassez de água é a estiagem que atinge a região do semiárido brasileiro. Na cidade de Taperoá, os moradores estão retirando a pouca água do açude utilizando baldes e garrafas. A cidade está em racionamento há três meses e há 15 dias a população precisa comprar água em carros pipas para o consumo.

Aumento na temperatura

A Aesa explica que na Paraíba os termômetros estão marcando temperaturas de até 39,9º. De acordo com Marle Bandeira, meteorologista do órgão, a previsão é de que nas próximas semanas a temperatura continue a subir. A agência deve divulgar na próxima semana detalhes sobre a previsão do clima para o primeiro trimestre de 2014.

Segundo a meteorologista, o aumento da temperatura se deve à atuação de uma massa de ar quente e seco sobre o Nordeste brasileiro. “É comum nessa época do ano o registro destas temperaturas, principalmente com a chegada da estação do verão, no próximo dia 21 de dezembro”, disse Marle.

Na cidade de Campina Grande, o órgão já registrou uma temperatura de 32,6º. Já no litoral, os termômetros chegam a marcar 31º por volta das 15h (horário local). A previsão para a região do Cariri é de 35º. De acordo com a Aesa, há a previsão de chuvas isoladas no Sertão paraibano, mas não existem previsões para chuvas na região do Agreste, Cariri e Litoral.

Com G1PB
santoaleixonoticias

Postar um comentário

0 Comentários