O garoto segura a placa
com os braços erguidos. “Saímos do Facebook” é a mensagem. Tirada
durante os protestos de junho, foi uma das imagens mais compartilhadas
daqueles dias, uma síntese do momento em que a geração digital, tão
criticada por sua apatia caseira, se materializou em uma volumosa massa
manifestante no asfalto.
Entre as leituras que
podem ser extraídas da imagem, uma é especialmente simbólica. Diz
respeito a como este endereço de internet chamado “Facebook” define a
vida de cada vez mais brasileiros, que dividem seu tempo entre momentos
dentro e fora da rede social.
Como acontece em boa
parte dos países do mundo, o Facebook é disparado o mais acessado da
categoria: segundo dados de outubro, tem 73,5% da audiência das redes
sociais, totalizando 76 milhões de usuários no Brasil.
Uma pesquisa
Ibope/YouPix de julho mostrou que 92% dos jovens do País que acessam a
internet usaram redes sociais. Mesmo quando se leva em conta o total de
pessoas que navegam na rede, de todas as idades, são 78% acessando algum
tipo de rede social.
“Estamos falando de um
meio que não só apresenta uma audiência massiva, como também com alta
dedicação em horas do consumidor médio”, diz Gabriel Borges, sócio da
agência de comunicação Ampfy, que, ao lado da consultoria de pesquisa
The Listening Agency, preparou um estudo de mais de 80 páginas chamado
Brasil com S de Social.
Divulgado com
exclusividade para o jornal O Estado de S. Paulo, o trabalho é uma
radiografia detalhada dos vários aspectos do fenômeno no Brasil. Para os
autores, “o brasileiro viciado em mídia social” já virou um novo
símbolo nacional, “identificado com as transformações recentes no país”.
“O brasileiro tem um
número de amigos muito mais alto que a média global, o nível de
engajamento também na plataforma é muito alto”, acrescenta Leonardo
Tristão, diretor-geral do Facebook no Brasil. “A média de tempo que o
brasileiro gasta se engajando é mais alta que a média global.”
É esse tempo gasto na
rede que garantiu ao Brasil (12 horas por mês, segundo o Facebook) a
segunda colocação no ranking de países do Facebook, ultrapassando a
Índia, que tem um número total de usuários maior. O Brasil é também
segundo colocado em usuários, atrás apenas dos Estados Unidos, do
Twitter e do Facebook.
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