Uma linha de camisetas inspirada na Copa do Mundo lançada pela marca
de material esportivo Adidas está causando polêmica. Isso por causa das
imagens que retratam o Brasil e da conotação sexual que pode ser vista
nas ilustrações destas roupas, algo que se tem tentado combater, até por
parte do governo brasileiro.
De acordo com os jornais O Estado de S.Paulo e O Globo, a polêmica
chegou a altas esferas, a ponto de a Embratur prometer formalizar nesta
terça-feira uma reclamação.
Em duas camisetas que estão sendo vendidas no site americano da
marca alemã, as imagens que remetem à beleza da mulher brasileira
causaram incômodo. O problema é o fato de a Copa do Mundo também atrair
muitos estrangeiros para o "turismo sexual".
Uma camiseta de cor verde mostra a frase "Eu amo o Brasil". Mas o
que seria um coração tem na verdade o formato de um bumbum de biquíni. A
outra camiseta, amarela, mostra: "lookin' to score", o que pode ser
traduzido como "buscando gols", mas que também pode ser uma alusão a
"pegar garotas". As camisetas custam de US$ 22 a US$ 25 (de R$ 50 a R$
60)
"Vamos entrar em contato com a direção da Adidas, fazendo um apelo
para que reveja essa atitude e tire os produtos do mercado. Essa
campanha vai no sentido contrário ao que o Brasil defende", explicou ao
Estado Flávio Dino, presidente da Embratur. "Nosso esforço é voltado
para a promoção do Brasil pelos atributos naturais e culturais. Uma
iniciativa dessas ignora e desrespeita a linha de comunicação que o
governo adota."
"Não aceitaremos que a Copa seja usada para práticas ilegais, como o
chamado turismo sexual. Exigimos que a Adidas ponha fim à
comercialização desses produtos. Lembramos que no Brasil há leis duras
para reprimir abusos sexuais e as polícias irão atuar nesses casos no
território nacional. O povo brasileiro é acolhedor e temos certeza de
que aqueles que nos visitarão irão respeitar o Brasil", completou Dino, a Globo.
Procurada pela reportagem do UOL Esporte, a Adidas ainda não se posicionou sobre o assunto.
Uol
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