Famílias vítimas da chuva em Patos contam com solidariedade de todos os segmentos

A forte chuva que caiu na cidade de Patos na noite de terça-feira, (18), deixou um rastro de devastação e muitos moradores perderam tudo.

Na manhã desta quarta-feira, (19), o cenário era de destruição total e os moradores dos bairros Santa Clara e Frango, mais prejudicados com a chuva, começaram a juntar o que sobrou e contabilizar os prejuízos ocasionados pela força da água.

Todo o contingente do Tiro de Guerra de Patos foi disponibilizado para ajudar os moradores na retirada dos móveis e de acordo com o Sargento Lemos, que está comandando a operação, as equipes irão trabalhar em todos os pontos atingidos e prejudicados pela chuva: “Estamos fazendo tanto o trabalho da retirada dos pertences dos moradores como ajudando na limpeza das casas que ficaram bastante danificadas e queremos deixar claro a população que o TG pode ajudar nesses casos sempre que solicitado, portanto, em situações como essa, é só ligar e informar o local atingido que iremos prontamente ajudar”, explicou.

As vereadoras Nadigerlane Rodrigues e Isis Karla estiveram durante toda a manhã na Rua Zeca Vieira, no bairro Santa Clara auxiliando a população: “Estivemos aqui em 2009 e conhecemos de perto essa realidade e infelizmente esse problema volta a acontecer e nos como representantes do povo estamos lutando junto com essas pessoas, especialmente tomando medidas emergenciais, dado toda a assistencial necessária a essas famílias”, disse.

O bairro mais prejudicado com a chuva foi o Frango e em alguns pontos da Rua Dom Bosco, a água atingiu 1 metro de altura.

A dona de casa Jandilene de Sousa, de 32 anos, residente, foi uma das moradoras que teve sua residência alagada e perdeu tudo: “Parecia um pesadelo. A água foi invadindo e os móveis começaram a boiar dentro de casa, foi tudo muito rápido. Perdemos todos os móveis, roupas, toda a nossa feira, não sei o que fazer, só Deus para nos ajudar agora”, disse bastante emocionada.

A Igreja Dom Bosco, na comunidade do Frango, foi disponibilizada como ponto de apoio para as famílias atingidas e durante todo o dia servirá refeições como café da manhã e almoço para os moradores.
A Prefeitura Municipal de Patos disponibilizou vários prédios públicos como o Centro de Referência de Assistência Social, (CRAS), Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos, (STTrans), além de várias escolas localizadas nas comunidades atingidas para acolher as famílias desabrigadas, além disso, a Prefeita Francisca Motta mobilizou todos os Secretários do Município para auxiliarem as famílias no que for necessário.

Segundo a Secretária do Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, algumas famílias resistem e não querem deixar suas residências: “Ainda na noite de ontem, conseguimos levar alguns moradores para os abrigos improvisados, mas infelizmente nem todos querem sair de suas casas e nos até entendemos, pois eles estão preocupados em tentar salvar seus pertences e o que restou dessa situação lamentável”, disse.

A solidariedade das pessoas tem chamado bastante atenção e muitos jovens e grupos religiosos estão voltados para arrecadar donativos para ajudar as famílias que sofreram com as chuvas.

Integrantes do Encontro de Jovens com Cristo, (EJC), da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, estarão a partir das 14h desta quarta-feira, no salão paroquial, localizado no bairro Belo Horizonte, recebendo donativos como alimentos não perecíveis, roupas, materiais de limpeza e higiene pessoal, além de água potável, que serão destinados as famílias atingidas.

A Ação Evangélica (ACEV), com sede na Rua do Prado, 409, em Patos, também está com um ponto de coleta arrecadando alimentos não perecíveis. Maiores informações através do número: (83) 3423-2336.
Os grupos de jovens Ordem DeMolay, Rotaract Patos Norte e Patos Sul, ambos apoiados pela Maçonaria e Rotary Club, estão realizando uma campanha de arrecadação de doação para as famílias até o próximo sábado. Os jovens visitarão o comércio patoense recolhendo doações. Um ponto fixo também será instalado na loja maçônica Augusto Simões, situada na rua Duque de Caxias, próximo ao Guedes Supermercado.

Durante quase duas horas, choveu aproximadamente 130 milímetros na cidade de Patos e está foi a maior chuva registrada nos últimos cinco anos.

Fonte:maispatos

Postar um comentário

0 Comentários