A presidente Dilma Rousseff definiu nesta sexta-feira (9) que fará no próximo dia 27 a primeira reunião ministerial do governo. Ela receberá no Salão Oval do Palácio do Planalto os os 39 ministros que compõem o primeiro escalão.
Na manhã desta sexta, a presidente reuniu em seu gabinete no terceiro andar do Planalto o chamado “núcleo duro” do governo, formado pelos ministros mais próximos e conselheiros políticos.
Estiveram com Dilma os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Miguel Rossetto (Secretaria-Geral), Pepe Vargas (Relações Institucionais), Jaques Wagner (Defesa), Ricardo Berzoini (Comunicações) e José Eduardo Cardozo (Justiça).
No encontro ministerial do dia 27, a presidente fará discurso de abertura da reunião e ouvirá seus ministros. Na ocasião, deverão ser discutidas metas dos ministérios, programas de governo, estratégias e políticas a serem desenvolvidas.
Em meio à cerimônia de posse, em 1º de janeiro, Dilma deu posse aos 39 ministros do segundo mandato. Dos 39, 15 permaneceram nos cargos, como Mercadante, Cardozo, Arthur Chioro (Saúde) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente).
Outros foram deslocados para outras pastas, como Rossetto (do Desenvolvimento Agrário para a Secretaria-Geral) e Aldo Rebelo (do Esporte para Ciência e Tecnologia). Dos 39 ministros, xx são novos, entre os quais Cid Gomes (Educação), Kátia Abreu (Agricultura) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário).
As reuniões ministeriais costumam ocorrer no início de cada ano. Em julho de 2013, porém, em meio às manifestações populares em diversas cidades do país, Dilma convocou o encontro para a Granja do Torto, uma das residênciais oficiais, em Brasília, onde discutiu propostas para áreas como saúde, educação, segurança e economia.
Em 2011, quando assumiu a Presidência, Dilma comandou a primeira reunião ministerial, também no Salão Oval do Planalto. À época, o então ministro da Fazenda Guido Mantega discursou e falou sobre a situação econômica do país. Na ocasião, as fortes chuvas que atingiam a Região Serrana do Rio de Janeiro também foram tema do encontro.
G1
0 Comentários