Em apenas duas semanas, Paraíba vacina mais de 37 mil adolescentes contra HPV

Em apenas duas semanas, a Paraíba vacinou 37.487 meninas entre 11 e 13 anos de idade contra o papilomavírus humano (HPV), segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (SI-PNI), . Esse número representa 35,80% da meta de vacinação no Estado, que é de 104.710 mil meninas nesta faixa etária.
De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, esses números são atualizados semanalmente no sistema pelos municípios, porém não podem ser considerados exatos, pois 98 municípios ainda não enviaram os dados para atualização online, o que representa 43,94% do total.
A vacinação contra o HPV teve início em 10 de março. A vacina será administrada em três doses. A primeira dose este ano para adolescentes com idade entre 11 a 13 anos. A segunda dose da vacina deve ser aplicada seis meses após a primeira. Já a terceira dose, que funciona como um reforço, deve ser aplicada cinco anos após a primeira dose. A recomendação é de que as adolescentes levem a caderneta de vacinação aos postos.
Em 2015, a vacina contra o HPV será destinada às meninas entre 9 e 11 anos e também será dividida em três etapas. A partir de 2016, a vacina passará a ser aplicada nas meninas com nove anos de idade. ”A inclusão da vacina contra o HPV no calendário de imunização do SUS é uma importante medida para reduzir a transmissão do papilomavírus humano, vírus capaz de causar lesões de pele e mucosas e, quando não tratado corretamente, pode evoluir para casos de câncer de colo do útero. Ao alcançar uma elevada cobertura vacinal entre a população-alvo, observaremos consequentemente uma maior proteção contra a incidência do câncer de útero”, afirmou Isiane.
Além dos postos de saúde, a vacinação ocorre em escolas, a critério de cada município. A SES recomenda que as adolescentes ou seus pais/responsáveis consultem a direção das unidades de ensino onde estudam para saber se haverá vacinação no local. Até o final do mês de abril, o Estado da Paraíba pretende ofertar, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, a vacina nas escolas. “Todos os municípios receberam vacina contra o HPV e deverão continuar ofertando em sua rotina nas Unidades de Saúde”, disse Isiane.
A chefe estadual de Imunização também lembrou que é importante que cada município regularize o envio das informações pelo sistema SI-PNI ou APIWEB para que seja possível uma avaliação correta de cada cobertura vacinal, pois muitos ainda não informaram as doses aplicadas da vacina HPV desde o início da implantação.
HPV - O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, como também por transmissão vertical, que acontece entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto.
Inicialmente sem sintomas aparentes, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas, em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal.
Secom-PB

Postar um comentário

0 Comentários