Governo do Estado inicia capacitações para campanha de vacinação contra a gripe


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), se prepara para a 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que será realizada de 22 de abril a 9 de maio deste ano, sendo 26 de abril o dia de mobilização nacional contra o vírus.
O Núcleo de Imunizações da SES inicia, nesta semana, a capacitação dos municípios para a campanha, que será dividida por macro região de saúde. Na segunda-feira (31) será realizada a capacitação da 3ª, 4ª e 5ª GRS (totalizando 70 municípios). Na terça-feira (1º) será a capacitação da 1ª, 2ª e 12ª GRS (64 municípios), na quarta-feira (2) é a vez da 8ª, 9ª e 10ª GRS (40 municípios) e na quinta-feira (3), a 6ª, 7ª e 11ª GRS (49 municípios). “A novidade deste ano, no que diz respeito ao público alvo, são as crianças, que, até ano passado, era até menores de dois anos e esse ano foi ampliado até menores de 5 anos, bem como funcionários do sistema penitenciário, que também não eram beneficiados. É importante que esse público-alvo não deixe de ir se imunizar”, disse a chefe do Núcleo de Imunizações da SES, Isiane Queiroga.
Além disso, a Gerência Executiva de Vigilância em Saúde realiza na segunda-feira (31), no Conselho Regional de Medicina, o Manejo Clínico da Influenza 2014. Durante o evento, serão abordados temas como “Aspectos clínicos das pneumonias e a interface com a influenza”, “Situação epidemiológica da Influenza na Paraíba”, “Coleta, acondicionamento e transporte de amostras biológicas”, além de discussões sobre os temas.
Participam do evento, a representante da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), Maria Adelaide Millington; Alexandre Araruna, doutor em Pneumologia pela Universidade Federal de São Paulo (UFSP) e preceptor da Pneumologia no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW); Dalane Loudal, técnica do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB), além do secretário Estadual de Saúde, Waldson Souza; a secretária  Executiva de Estado da Saúde, Claudia Veras; e a apoiadora de Redes do Ministério da Saúde na Paraíba, Rejane Vieira.
Influenza – A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é considerada problema de saúde pública no Brasil. Ela pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral.  A principal intervenção preventiva para a influenza é a vacinação. “A campanha anual, realizada desde 1999 sempre entre os meses de abril e maio, vem contribuindo ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis”, concluiu Isiane.
O público-alvo da campanha, além de pessoas com 60 anos ou mais, são os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária entre seis meses a menores de 5 anos de idade ( 4 anos, 11 meses e 29 dias),  gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Aproximadamente 947 mil pessoas deverão ser imunizadas na Paraíba.
Programação – Manejo Clínico da Influenza 2014
Data: 31/03/14 (segunda-feira)
Local: Conselho Regional de Medicina
08h30: Credenciamento
09h15: Abertura
Waldson Souza - Secretário Estadual de Saúde da Paraíba
Claudia Veras – Secretária Executiva de Saúde do Estado
Rejane Vieira – Apoiadora de Redes (Ministério da Saúde/PB)
Coordenação Geral do Programa Mais Médicos
10h00: Protocolo e Manejo Clínico da Influenza
Maria Adelaide Millington – Ministério da Saúde
10h40: Discussões
11h00: Aspectos Clínicos das Pneumonias e a Interface com a Influenza – Dr. Alexandre Araruna (UFSP/HULW)
11h40: Discussões
13h30: Situação Epidemiológica da Influenza na Paraíba – Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas/ SES-PB
14h20: Discussões
14h30: Coleta, Acondicionamento e Transporte de Amostras Biológicas – Dalane Loudal – Técnica do Lacen-PB
15h00: Discussões
15h20: Coffee Break
Secom PB

Postar um comentário

0 Comentários