Planeta Bizarro: ‘dedo de gelo da morte’ congela animais da Antártida com um toque

Muitos fenômenos que acontecem diariamente na natureza ainda são desconhecidos pelos humanos, mas todos os dias, no mundo inteiro, pesquisadores vão atrás destes fatos estranhos e curiosos com o objetivo de entender melhor o que eles significam e a sua importância para o planeta como um todo.
Um destes fenômenos estranhos e fascinantes que foram registrados por jornalistas e pesquisadores da BBC chama-se Dedo de Gelo da Morte  e foi documentado na Antártica. Trata-se de uma grande coluna de gelo que acaba criando uma formação em direção ao fundo do oceano. Quando ele toca nesta parte, ele congela e mata todos os animais que moram em um determinado círculo ao redor.

A explicação que os cientistas dão para este fenômeno é a seguinte: as temperaturas no fundo do mar são sempre mais altas que acima da superfície, o que faz com que os fluxos de calor vindos do mar quente até ao ar frio formem gelo. À superfície, na água salgada, tende a solidificar e, nesse processo, se une em torno da mesma coluna, como se fosse uma gigantesca “estalactite”. À medida que esse tubo de gelo vai descendo para as profundezas do mar, vai entrando em contato com uma temperatura mais amena.
Quando esta formação consegue alcançar  o fundo do oceano é possível perceber que o gelo acaba se espalhando, como se fosse um líquido derramado, com a diferença que este gelo acaba destruindo tudo o que toca. Neste momento, qualquer planta ou animal que esteja no caminho do Dedo de Gelo acaba morrendo em virtude do choque térmico e também pelo fato de ficarem presos no gelo, incluindo peixes, estrelas-do-mar, ouriços, dentre outros.
De acordo com os pesquisadores da BBC, quando começa o fenômeno leva em torno de seis horas para que a coluna de gelo se forme por completo e toque no fundo do mar. As imagens são impressionantes.

Planeta Bizarro

Postar um comentário

0 Comentários