Pouca chuva: mais de 50 localidades na Paraíba sofrem com falta d'água

Chuvas não mudam cenário da PB e 52 localidades ainda estão em colapso total de água.

O cenário da seca na Paraíba não mudou mesmo após as fortes chuvas caídas em algumas regiões. Muitas cidades e localidades ainda estão vivendo a realidade de um colapso total de água e são obrigadas a serem abastecidas por carros-pipa. Atualmente, de acordo com a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), 20 localidades estão em colapso total. Outras 32 cidades passam por um racionamento que, por conta da estiagem, não tem previsão para acabar. Conforme a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), 33 reservatórios estão em situação crítica (com apenas 5% da capacidade total), sendo que 14 não possuem sequer uma gota d’água.

De acordo com a assessoria da Cagepa, devido à estiagem e as condições dos mananciais, 20 localidades estão em colapso total e o atendimento à população está sendo feito por meio de carros-pipa, administrados pela Defesa Civil e Exército. São eles: Triunfo, São João do Rio do Peixe, Carrapateira, Montadas, Algodão de Jandaíra, Areial, Taperoá, Emas, Imaculada, Riacho dos Cavalos, Nazarezinho, Riachão, Tacima, Dona Inês e Damião; além dos distritos de Gravatá, Pindurão, Barreiros, Logradouro e Cozinha.

Outras localidades ainda não enfrentam o colapso, mas estão tendo que conviver com o racionamento. De acordo com a Diretoria de Operação e Manutenção da Cagepa, são elas: municípios de Barra de São Miguel, Areia, Umbuzeiro, Remígio, Esperança, Nova Palmeira, Puxinanã, Aroeiras, Gado Bravo, Patos, São Bentinho, São José de Espinharas, São Mamede, Várzea, São José do Sabugi, Quixaba, Cacimba de Areia, Passagem, Areia de Baraúnas, Salgadinho, Santa Luzia, Pilões, Arara, Casserengue, Solânea, Bananeiras, Cacimba de Dentro e Araruna; além dos distritos de São Miguel, Lagoa do Mato, Cepilho e Novo Pedro Velho.

Segundo a Cagepa, o racionamento nessas áreas é feito de acordo com a capacidade e o funcionamento de cada sistema de abastecimento de água. Em Nova Palmeira, por exemplo, o sistema está funcionando a partir do reservatório de Picuí. Nessa localidade a água chega às torneiras durante 24 horas, às terças-feiras e quintas-feiras, e por 12 horas no domingo. O período de adoção de racionamento, conforme a Companhia, será suspenso dependendo a ocorrência de chuvas.

14 reservatórios estão com 0% da capacidade total

O monitoramento da Aesa revela que 33 reservatórios encontram-se em situação crítica neste momento, ou seja, com menos de 5% do seu volume total. Vinte e nove açudes estão em observação ou com menos que 20% da sua capacidade. Segundo os dados, da Aesa a Paraíba está com 14 açudes completamente secos, com 0% de água. Além disso, temos: um açude com 0,2%, um com 0,6%, um com 1,2%, um com 1,3%, um com 1,5%. Mesmo com as ultimas chuvas o açude do município de Patos está com 7,8% do seu volume total, que está entre os reservatórios em observação com menos de 20% da sua capacidade.
Com Blog do Gordinho

Postar um comentário

0 Comentários