Valesca Popozuda e Daniela Mercury entram para a campanha "Eu Não Mereço Ser Estuprada"

Cantoras postaram fotos em redes sociais utilizando a hashtag da manifestação 

Valesca Popozuda e Daniela Mercury entram para a campanha "Eu Não Mereço Ser Estuprada" Instagram, Reprodução/
Foto: Instagram, Reprodução
Na última quinta-feira, uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Política Econômica e Aplicada (Ipea) revelou que 65% dos brasileiros acham que mulheres que usam roupas curtas merecem ser atacadas. Não demorou até que as timelines das redes sociais fossem inundadas com críticas e pedidos de respeito - mais do que merecidos, obviamente. Uma das que se manifestou foi a jornalista Nana Queiroz, de 28 anos, que convocou um protesto para que elas postassem fotos com a hashtag #EuNãoMereçoSerEstuprada, utilizada por milhares de mulheres - e homens também - para protestar contra a violência sexual.

Quem também aderiu ao movimento foram as cantoras Valesca Popozuda e Daniela Mercury. Dona do hit Beijinho no Ombro, a funkeira postou uma foto em que aparece nua, segurando apenas um taco de beisebol. "De saia longa ou pelada, não mereço ser estuprada", diz a mensagem. Já Daniela compartilhou um clique com a frase-tema da campanha.



Até a tarde desta segunda-feira, o movimento já havia acumulado quase 3 mil participações somente no Instagram. Mas o machismo e a culpabilização da mulher pelos atos de estupro, refletida nos indíces da pesquisa do Ipea, apareceu também contra as que aderiram à causa. Nana relatou ter sido ameaçada de violência sexual após divulgar a foto abaixo em seu Facebook - reclamação semelhante a de outras mulheres que entraram no movimento.

— O que importa é que nós, como mulheres, demonstremos como ninguém é dono do nosso corpo além de nós mesmas — escreveu.

Postar um comentário

0 Comentários