PT da PB diz que crítica de RC a Dilma foi ‘desnecessária’, mas não vê crise na aliança

O presidente estadual do PT da Paraíba, Charlinton Machado, comentou as declarações ‘ácidas’ do governador Ricardo Coutinho (PSB) durante comício com a candidata a Presidência da República, Marina Silva (PSB), no sábado passado, afirmou que a aliança PT/PSB continua no Estado e que já estão sendo realizadas reuniões entre as coordenações de campanha para estabelecer uma ‘linha que possa ser fundamental para crescimento da campanha de Ricardo e Lucélio Cartaxo (PT).

Mais cedo o PT emitiu uma nota oficial onde expõe que acredita que as críticas de Ricardo são ‘uma leitura extemporânea’ do ponto de vista de uma aliança consolidada entre PT e PSB. Machado destacou que a postura de Ricardo ‘afasta a militância da candidatura’ e que é preciso ‘fazer um movimento para aproximar a militância e unir à candidatura’.

Para Machado, a leitura que o PT faz é que os avanços e o crescimento na economia da Paraíba que são citados pelo governador, ‘tem sido resultado das políticas do nosso governo’. “Há marca do governo Dilma em tudo o que Ricardo fala hoje em relação ao desenvolvimento social, saúde, estradas, escolas técnicas estaduais. É a marca do governo do PT e Dilma”, diz.

“Na nossa campanha deixamos claro nessa nota que ela não é sustentada pelo medo, mas por grandes números. Tiramos milhões de pessoas da miséria, fizemos cidadania, consolidamos grandes políticas de desenvolvimento sócio-economico. O PT deixa claro isso na nota, que a aliança é mantida, mas também que nós estamos vendo a campanha pautando o país e questões fundamentais de desenvolvimento e fazendo campanha de medo e de terrorismo”, afirma.

De acordo com Machado, a tarefa de unir as militâncias cabe a Lucélio e a Ricardo. “Tem que unir a militância do PSB e do PT, não afastar. Entendemos que o governador tem um candidato e faz campanha para ele, nunca foi deixado de lado, sempre compreendemos que é um debate que tem que ser feito entre os dois candidatos (Lucélio e Ricardo), mas queremos respeito do ponto de vista das relações do que diz respeito ao papel do PT do governo de Dilma e Lula no projeto de desenvolvimento da Paraíba”, conta.

Machado comentou ainda que prefere não se antecipar ao segundo turno, que pode ter as duas candidatas na disputa. “Não sei como vai ser o segundo turno, é até desrespeitoso dizer quem vai estar pautado. Nem sei se Marina vai para o segundo turno. Estamos em um momento de complexidade, há uma semana achavam que Marina ganharia no primeiro turno”, comenta.

Apesar do mal estar, o presidente afirmou que a conversa com a nacional continua a mesma, que o projeto está posto e que Ricardo defende Marina de forma legítima a candidatura de Marina, mas respeitando a candidatura de Dilma. “O material produzido pela direção nacional é o reconhecimento que ela incorporou a campnha de Ricardo, mas é preciso ter reciprocidade no respeito”, aponta.

Para Machado também não houve vexame, a crítica feita por Ricardo. De acordo com ele, ‘foi uma crítica extemporânea, absolutamente desnecessária, mas não vejo como crise. É um debate que temos que enfrentar agora do ponto de vista do diálogo e respeito’. Machado afirmou ainda que é preciso estabelecer as linhas de ação das duas campanhas que não entrem em conflito.

Confira a nota na íntegra:
NOTA DA PRESIDÊNCIA ESTADUAL DO PT SOBRE DECLARAÇÕES POLÍTICAS DO GOVERNADOR DA PARAÍBA

Em virtude das declarações proferidas pelo candidato ao governo da Paraíba, Ricardo Coutinho, acerca dos governos Lula e Dilma, a Presidência Estadual do PT/PB manifesta-se nos seguintes termos:

- É falsa a premissa de que a candidatura do PT esteja sustentada no debate do medo. Muito pelo contrário, a reeleição da presidenta Dilma, nada mais é do que o reconhecimento de um legado de avanços sociais e grandes mudanças econômicas nos últimos 12 anos: 36 milhões de pessoas saíram da linha da miséria em todo o país; 42 milhões ascenderam à classe média; 21 milhões de empregos foram criados; 70% foi o crescimento real do salário mínimo; a inflação foi controlada.

- Consideramos equivocadas, precipitadas e extemporâneas as críticas feitas pelo nosso aliado, Ricardo Coutinho, aos governos do PT (Lula/Dilma), que tanto o ajudaram, seja como prefeito da capital, seja como governador. Com Lula e Dilma, o Brasil transformou-se de um país para poucos em um país para todos. E na Paraíba não foi diferente: ajudou a melhorar a educação e a saúde, fez obras estruturantes e gerou emprego e renda. Se a Paraíba está bem é, sobretudo, resultado do momento vivido pela economia do país.

- Por fim, conclamamos a militância, para que continue de forma aguerrida na defesa do nosso projeto com Dilma Presidenta, Ricardo Governador e Lucélio Senador, condição sine qua non do nosso envolvimento e participação política.

João Pessoa, 14 de setembro de 2014.

Charliton Machado
Presidente Estadual do PT/PB

Postar um comentário

0 Comentários