Mais de 1,3 mil médicos garantem atendimento à população na rede municipal de saúde

Os usuários da rede municipal de saúde de João Pessoa são assistidos, atualmente, por um total de 1.310 médicos, sendo 1.113 atendendo na rede hospitalar e pré-hospitalar e 163 na Saúde da Família, incluindo os profissionais que fazem parte do Programa Mais Médicos, Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) e residentes.

São os médicos da Saúde da Família os responsáveis pelo atendimento dos usuários da Atenção Básica, que deve ser a porta de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho desenvolvido pelos médicos e os outros profissionais nas Unidades de Saúde da Família (USF) é focado na promoção à saúde e prevenção de agravos, com o objetivo de evitar que o usuário procure o serviço apenas quando já está doente, em busca da recuperação.

A gerente da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Manuella Ribeiro, explica que os médicos da Saúde da Família são responsáveis por contribuir para a integralidade do cuidado. “Ele tem o papel de realizar atenção à saúde aos indivíduos sob sua responsabilidade, além das atribuições comuns a todos os profissionais da equipe, como praticar o cuidado familiar dirigido a coletividade”, disse.

Nas USF, além da prevenção e promoção à saúde, os profissionais atendem casos como dor de garganta sem febre, cólica abdominal ou menstrual, casos de viroses, febre, resfriados, tosses, vômitos, diarréia, hipertensão leve e mal estar em geral. Ao todo, são 115 unidades distribuídas nos cinco distritos sanitários de João Pessoa.

Os médicos interessados em trabalhar na Atenção Básica da rede municipal de saúde devem procurar a Gerência da Atenção Básica, na Diretoria de Atenção à Saúde da SMS com os seguintes documentos: currículo atualizado; cópia do diploma; carteira do Conselho Regional de Medicina; RG; CPF; título de eleitor; duas fotos 3x4; nada consta do CRM e de antecedentes criminais; carteira de trabalho - n° de PIS/PASEP e carteira de reservista (para os profissionais do sexo masculino).

A SMS está localizada na Avenida Júlia, Freire, s/n, Torre. Para mais informações, os profissionais podem entrar em contato com a Diretoria de Atenção à Saúde através do telefone: 3214-7955.
Secom-JP 

Postar um comentário

0 Comentários